Notícias de Criciúma e Região

Doação de sangue: faça desse gesto um presente de Natal

Responsável pelo Setor de Capacitação de Doadores do Hemosc Criciúma, Daniela Elias, também incentiva a doação de plaquetas e hemácias por aférese

Com o tema “Quanto mais eu doo, mais meu coração enche”, o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) promove até esta sexta-feira, 25, a Semana Nacional do Doador. Homenagem aos doadores, com lanche especial, apresentações culturais, além de ações de divulgação de informações sobre a importância da doação de sangue e os requisitos para se tornar doador fazem parte da programação nos Hemocentros de Criciúma, Florianópolis, Blumenau, Chapecó, Lages, Joinville e Joaçaba, e nas Unidades de Coleta, situadas em Tubarão e Jaraguá do Sul.

“É uma forma de agradecimento para as pessoas que vem até ao hemocentro no decorrer do ano. Com isso, preparamos um espaço especial para o registro de fotos e tornar o momento divertido. Precisamos valorizar quem tira parte de seu tempo para vir até aqui doar, o sangue é algo que não dá para substituir, é de ser humano para ser humano”, destaca a responsável pelo Setor de Capacitação de Doadores do Hemosc Criciúma, Daniela Elias.

Morador de Cocal do Sul, João Batista Furlan, 52 anos está de férias do trabalho e na tarde de ontem, saiu de sua cidade para doar sangue no hemocentro de Criciúma. “Pelo menos duas vezes no ano venho até aqui. Tento sempre tento ajudar, pois é um insumo que depende do humano para o ser humano”, disse ele, que também é doador de medula óssea.

Doar pode ser um presente de Natal

Neste período do ano, normalmente os estoques sanguíneos já sofrem uma baixa, em razão das festas e recessos, porém, a demanda aumenta, com isso Daniela destaca sobre a importância de a população entrar no clima solidário. “Em época de Natal, quando há preocupação em comprar um presente para um amigo ou familiar, o maior presente é a possibilidade de salvar outras vidas. E isso pode ser feito doando sangue, de três a quatro vidas podem ser salvas. Seria interessante que as empresas liberassem seus trabalhadores para fazer a doação é uma questão de conscientização”, considera. Ela ainda destaca que a quantidade ideal de doadores por dia seria de 80 pessoas.

Daniela ainda incentiva a doação de plaquetas e hemácias por aférese. Trata-se de uma doação que oferece a vantagem de coletar de um único doador somente plaquetas e hemácias separadamente. “São utilizados os mesmos pré-requisitos da doação de sangue, a única diferença é de que a pessoa precisa ter mais de 60 quilos”, informa.

O militar aposentado, Manoel Ricardo Ramos, 54 anos é doador de plaquetas e hemácias por aférese. “Fui doador de sangue e há quatro anos me interessei em doar plaquetas. É muito gratificante. O sentimento ao sair daqui é muito bom de poder ajudar alguém”, fala satisfeito.

O Hemosc Criciúma funciona de segunda e sexta-feira das 9h às 18 h (sem fechar ao meio-dia) e no segundo sábado de cada mês. Está localizado na Avenida Centenário, bairro Santa Barbara. Para agendamento o telefone (048) 3444-7400.

Projeto Escola

O Hemosc possui o Projeto Escola criado com o objetivo de formar o doador do futuro contribuindo para a educação de crianças e jovens sobre a importância da doação de sangue, por meio de encontros, palestras em escolas. A escola que tiver interesse deve agendar.

O que é necessário para doar?

O processo de doação de sangue é constituído de quatro etapas: Cadastro do Doador, Pré-triagem, Triagem e Coleta do Sangue.

O tempo médio de duração deste processo é de 55 minutos.

Os principais requisitos para ser um doador são:

Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias;

Doadores com idade de 16 e 17 anos de idade, são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal;

O limite de idade para primeira doação é de 60 anos;

O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;

Pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas);

Apresentar documento original com foto atualizada, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial. Exemplo: RG ou cópia autenticada, Carteira de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Carteira Nacional de Habilitação, digital ou física, Título de Eleitor digital, desde que tenha foto, e Passaporte brasileiro com filiação.

Ter repousado bem na noite antes da doação;

Evitar o jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas, nas 3 horas que antecedem a doação;

Evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;

Evitar vir acompanhado com crianças, sem acompanhantes.

 

Você também pode gostar