Doa Criciúma e Região: campanha incentiva doações para o terceiro setor
Mobilização de empresas, organizações, instituições de ensino e comunidade em geral marca o Dia de Doar, neste ano celebrado em 29 de novembro no município
A programação para o Dia de Doar em Criciúma, neste ano celebrado em 29 de novembro, foi apresentada a profissionais de Comunicação e a convidados nesta quarta-feira (30), em evento na sede da Associação Empresarial de Criciúma (Acic). A entidade apoia a campanha Doa Criciúma e Região, liderada pelas organizações que fazem parte do Núcleo do Terceiro Setor.
“A Acic foi pioneira no Estado ao formar o Núcleo do Terceiro Setor, pois reconhece a importância social dessas instituições e sua relevante contribuição para o desenvolvimento de Criciúma e região. Apoiamos o Dia de Doar e convidamos toda a comunidade a participar dessa demonstração de solidariedade”, declara Valcir José Zanette, presidente da Acic.
Além do apoio institucional da Associação e da parceria dos veículos de comunicação na divulgação das atividades, a mobilização vai envolver empresas, organizações, instituições de ensino e a comunidade.
Para isso, duas datas foram reservadas para atividades externas de divulgação, dia 9 de novembro no Parque das Nações e na Quermesse e no dia 23 no Parque Altair Guidi (da prefeitura).
As ações de arrecadação serão concentradas no dia 29 de novembro, ocorrendo em supermercados da região.
A partir desta quinta-feira (31), as doações já podem ser entregues em pontos de coleta instalados na Acic, na Afasc, na Associação Vida Ativa São José, no Instituto de Educação Especial Diomício Freitas, na Rede Feminina de Combate ao Câncer de Içara e na Unesc.
Itens para doação
Podem ser doados desde materiais de higiene e limpeza até itens de alimentação, além de recursos financeiros, nesse caso, por meio do Pix, chave [email protected].
Todos os donativos e o dinheiro arrecadado serão revertidos em favor das diversas causas sociais representadas pelas 24 nucleadas, que com seu trabalho impactam diretamente na vida de mais de 40 mil pessoas, entre crianças, jovens, adultos, idosos e suas famílias.
“Queremos transformar nossa região em um exemplo de compaixão e apoio mútuo. Com esse movimento, pretendemos alcançar um impacto de solidariedade e altruísmo, em que as pessoas vão se sentir melhor. Queremos gerar essa consciência sobre a importância da doação, do amor ao próximo”, afirma Almerinda Tereza Bianca Bez Batti Dias, coordenadora do Núcleo.
Integrantes do Núcleo do Terceiro Setor da Acic
- Abadeus
- Afasc
- Apae de Balneário Rincão
- Apae de Criciúma
- Asilo São Vicente de Paulo
- Associação Amor à Vida (Amovi)
- Associação Beneficente Happy Face
- Associação Beneficente Nossa Casa
- Associação dos Aposentados e Pensionistas de Criciúma (Ataprevi)
- Associação dos Aposentados e Pensionistas do Rio Maina
- Associação Vida Ativa São José
- Bairro da Juventude
- Casa da Infância Associação Beneficente
- Casa Guido
- Desafio Jovem de Criciúma
- Escola Social Marista – Irmão Walmir
- Instituto de Educação Especial Diomício Freitas
- Rede Feminina de Combate ao Câncer de Balneário Rincão
- Rede Feminina de Combate ao Câncer de Criciúma
- Rede Feminina de Combate ao Câncer de Içara
- Sociedade Cultural Cruzeiro do Sul
- Stabile
- Unesc
- Voluntários Balneário Rincão
Saiba mais
O Dia de Doar é uma iniciativa mundial e faz parte do movimento chamado #GivingTuesday. A proposta surgiu nos Estados Unidos, em 2012, como forma de incentivar a doação das pessoas às organizações sociais. A ideia era se contrapor aos dias de grande consumo, como a Black Friday.
No Brasil, a primeira edição foi em 2013 e, no ano seguinte, o país entrou oficialmente no movimento global. Mais informações estão disponíveis no site www.diadedoar.org.br.