Doa Criciúma: conheça a campanha e saiba como serão as ações
As atividades programadas foram apresentadas pelas organizações que fazem parte do Núcleo do Terceiro Setor da Acic
As ações programadas para o Dia de Doar em Criciúma foram apresentadas pelas organizações que fazem parte do Núcleo do Terceiro Setor da Associação Empresarial de Criciúma (Acic). O encontro ocorreu na última sexta-feira, 20, na sede da entidade empresarial. A campanha neste ano, será comemorada em 24 de novembro.
“Mais que arrecadar valores, a proposta tem como objetivo mobilizar a cidade em torno do que as instituições realizam, para que entendam esse papel e ampliem a consciência sobre a cultura da doação”, explica a coordenadora do Núcleo, Shirlei Monteiro.
Apoiada pela Unesc, a campanha Doa Criciúma reunirá empresas, poder público e sociedade civil em favor das diversas causas sociais representadas pelas 17 nucleadas, que juntas impactam diretamente mais de 30 mil pessoas, entre crianças, jovens, adultos, idosos, e suas famílias, transformando vidas.
Pontos de coleta de doações devem ser ativados ainda este mês. Podem ser doados desde materiais de higiene e limpeza até itens de alimentação, além de recursos financeiros, nesse caso, por meio do QR code disponível no site da Acic ou pelo Pix, chave: [email protected].
O presidente da Acic, Valcir José Zanette, salienta que a entidade reconhece o papel desempenhado pelas organizações sociais e, por isso, foi uma das primeiras associações empresariais de Santa Catarina a formar o Núcleo do Terceiro Setor, em 2021, colaborando para que, por meio do associativismo, essas instituições se fortaleçam.
“Acreditamos que um terceiro setor forte gera uma região forte. Chega onde o setor público não consegue alcançar, seja na assistência social, educação, qualificação profissional, saúde ou serviços comunitários. Incentiva a inovação, a inclusão e a sustentabilidade. Melhora a qualidade de vida das pessoas e promove mudanças significativas”, enaltece Zanette.
Tribuna Livre
“Para o dia 31 de outubro, está agendada uma tribuna livre, para que possamos, por meio da Câmara Municipal, também contribuir na divulgação desse dia tão especial, onde uniremos forças para o bem comum. Todos estão convidados a participar”, pontua o presidente do Legislativo criciumense, vereador Salésio Lima.
No dia 6 de novembro, as ações da campanha ocorrerão junto às empresas parceiras, que vão mobilizar os seus colaboradores e apoiadores para arrecadar doações para cada uma das instituições envolvidas. Já no dia 9 de novembro será iniciado um pedágio solidário em instituições de ensino, enquanto no dia 11 ocorrerá a divulgação da campanha na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Criciúma.
Arrecadação na Rua Coberta
No dia 24 de novembro, as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que fazem parte do Núcleo do Terceiro Setor estarão integradas com os parceiros do projeto, em um evento de arrecadação na Rua Coberta, na área central da cidade.
“Acreditamos que esse movimento pelo coletivo fortalece o Dia de Doar e evidencia a relevância das organizações do terceiro setor em nossa cidade. Essa campanha também deve contribuir para a cultura de doação, tornando-se uma ação anual do Núcleo, ao mesmo tempo que objetiva também promover a adesão ao Núcleo das demais Organizações da Sociedade Civil de Criciúma, resultando no fortalecimento do terceiro setor”, argumenta Shirlei Monteiro.
Integrantes do Núcleo do Terceiro Setor da Acic
Abadeus
Associação Beneficente Nossa Casa
Ataprevi – Associação de Aposentados e Pensionistas.
Apae de Criciúma
Associação Beneficente Happy Face
Afasc
Asilo São Vicente de Paulo
Associação Amor à Vida (Amovi)
Associação dos Aposentados e Pensionistas do Rio Maina
Associação Vida Ativa São José
Bairro da Juventude
Casa Guido
Desafio Jovem de Criciúma
Escola Social Marista – Irmão Walmir
Instituto de Educação Especial Diomício Freitas
Rede Feminina de Combate ao Câncer de Içara
Sociedade Cultural Cruzeiro do Sul