Disputa entre irmãos será destaque no STU National
Francisco e André Mariano disputarão a modalidade Park neste final de semana
A disputa entre os irmãos Luiz Francisco, o Luizinho, e André Mariano será um dos atrativos da primeira etapa de Criciúma do STU National na modalidade Park. Todos os representantes do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio participaram de uma coletiva com a imprensa nesta sexta-feira, dia 21. Entre os rapazes, Pedro Quintas e Luiz Francisco e o André. Entre as meninas, Dora Varella, Yndiara Asp e Isadora Pacheco.
Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.
De acordo com o André Mariano, o irmão não terá tarefa fácil para derrota-lo. “Já cheguei a quase parar porque eu competia com ele. Apesar disso, é gratificante estar na pista ao lado do meu irmão. Não vai ser fácil para ele”, disse brincando com o irmão.
Já Luizinho destacou que os dois fazem praticamente quase tudo juntos. “Nós treinamos nas pistas e fazemos fisioterapia tudo no mesmo horário. Não escondemos nada um do outro. Somos irmãos, mas muito amigo um do outro”. Luizinho falou ainda sobre como é para ele voltar a disputar o Street juntamente com a modalidade Park. “Eu havia parado o Street com 12 anos. Agora que eu voltei foi notável que o nível mudou muito, mas foi muito gratificante estar apreendendo com os outros skatistas”, explicou Luizinho que ficou em 9º lugar no último final de semana.
O paulistano Pedro Quintas ressaltou durante a coletiva a qualidade das pistas de skate de Criciúma. “A pista é irada e de alto nível. Realmente é uma das melhores do Brasil. Venho aqui direto e da pra afirmar que o município tem o porte para trazer os melhores skatistas do país”, ressaltou. O atleta ainda falou sobre o forte calor que atinge a região nos últimos dias. “O calor é um grande inimigo do skate. Mas já estamos acostumados”.
A atleta olímpica Dora Varella salientou que seguirá a mesma estratégia da etapa do ano passado. “Temos que dar o nosso melhor e espero fazer tudo que planejei”.
Yndiara Asp e Isadora Pacheco destacaram durante a conversa o crescimento do skate depois dos Jogos Olímpicos de Tóquio. “É um momento único para o skate feminino. Isso aumenta o nível dentro da pista e o número de meninas competindo. Fico feliz de estar vivendo esse momento”, disse Yndiara. “Tivemos que amadurecer nos jogos. Mudamos a nossa rotina dos treinos e fisioterapia. O skate feminino está em um nível absurdo”, completou Isadora.
Os treinos oficiais começaram nesta quinta-feira, dia 20, com as cinco baterias das eliminatórias sendo realizadas na tarde desta sexta, dia 21. Deste grupo saem oito skatistas que se juntarão aos outros oito pré-classificados (os quatro melhores do STU National de Criciúma em 2021 e os quatro melhores do Oi STU Open Rio 2021) nas semifinais de sábado, dia 22. A mesma programação acontece no feminino, só que com apenas duas baterias nas eliminatórias, pelo menor número de participantes.