Notícias de Criciúma e Região

Direto do espaço: possível peça de foguete passa por SC e cai no Paraná

Lixo espacial seria parte do foguete Falcon 9, da SpaceX, do empresário Elon Musk

Um pedaço do foguete Falcon 9, da SpaceX, fundada pelo polêmico empresário Elon Musk, passou por Santa Catarina e parou na propriedade rural do agricultor João Ricardo Pacheco Portes, morador de São Mateus do Sul, no Paraná, na última quarta-feira, dia 16. O objeto possui cerca de 4 metros de comprimento e 6 metros de diâmetro.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

A identificação do lixo espacial foi possível porque a reentrada atmosférica do foguete pode ser vista no céu, no último dia 8, nas cidades de Chapecó, Pinhalzinho, Itapiranga e Monte Castelo, no Oeste e no Planalto Norte do Estado. Em poucas horas, os vídeos gravados por moradores foram compartilhados centenas de vezes e surpreenderam internautas devido à semelhança com uma “bola de fogo”. Em Chapecó, um trabalhador gravou o momento exato em que o fenômeno aconteceu. “Não sei se é o fim do mundo, ou se é um meteoro, eu sei que é assustador esse negócio aí”, disse.

Bola de fogo foi vista em Santa Catarina no dia 8 de março
Bola de fogo foi vista em Santa Catarina no dia 8 de março | Foto: Reprodução

A confirmação de que o material pertencia ao foguete foi realizada pela equipe de astrônomos da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon). “Ao analisar o caso, a equipe da Bramon percebeu que São Mateus do Sul fica praticamente abaixo da trajetória da reentrada (do foguete) observada na semana anterior. Em uma análise detalhada das imagens, foram encontradas algumas semelhanças entre o objeto encontrado pelo Sr. João e a tubeira do motor Merlin 1D utilizado no segundo estágio do foguete Falcon 9 da SpaceX”, afirma a Bramon em seu site.

Foguete Falcon 9

O foguete da SpaceX foi lançado em 19 de dezembro, na Flórida (EUA), para colocar em órbita o Satélite Geoestacionário Turksat 5B, que vai integrar a rede Starlink. A Starlink é um projeto que pretende levar internet aos locais mais remotos do planeta. Agora, a SpaceX tem responsabilidade de recolher o objeto e cobrir eventuais prejuízos que possa ter causado.

Foguete Falcon 9, da SpaceX, de Elon Musk
Foguete Falcon 9, da SpaceX, de Elon Musk | Foto: Reproduçaõ
Você também pode gostar