Notícias de Criciúma e Região

Dia para aproximar a família da vida escolar

Durante a manhã deste sábado, 7, ocorreu no Senai e Sesi Criciúma o “Dia da Família na Escola”, iniciativa do Movimento Santa Catarina Pela Educação, liderado pela Fiesc, que propõe mudanças no ambiente escolar e estimula o envolvimento da família no desenvolvimento das crianças. As instituições desenvolveram atividades simultaneamente.

“É uma forma que a Fiesc e todas as entidades envolvidas encontraram para aproximar pais e a escola. Esse é o dia que nós damos a oportunidade para os eles mostrarem suas habilidades”, enaltece o vice-presidente regional Sul da Fiesc, Diomício Vidal.

Para o pai da aluna Isabele, de quatro anos, é uma satisfação participar da atividade. “É muito importante estar aqui, acabamos criando um vínculo ainda maior com a escola e até com outros pais, já que com a correria do dia a dia não conseguimos esse contato”, conta o comerciante, Samuel Serafim Abreu.

No Senai, as famílias puderam participar de experimentos e atividades, como as oficinas de decoração de cupcakes, os desafios que testavam as habilidades a respeito do século XXI, ciências e cultura maker. “Existem dados que comparam que, quando há participação da família, há muito mais produtividade por parte dos estudantes”, explica o diretor da instituição, Maximiliano de Oliveira Alves.

Já no Sesi, os visitantes conheceram as sete etnias que colonizaram o município de Criciúma, através de atividades, brincadeiras e curiosidades. Além disso, os alunos apresentaram sobre as profissões do futuro e realizaram um concurso culinário, onde pais e filhos executaram as receitas. “A cada ano há uma evolução, percebemos que as famílias estão entendendo a proposta do projeto de lei, ficando cada vez mais envolvidos”, pontua a diretora do Sesi, Jovilde Parisotto.

Projetos de vida e carreira profissional estiveram em destaque durante a palestra que finalizou o evento, unindo as duas instituições de ensino. “Os pais precisam entender a importância de discutir determinados assuntos com os filhos, como determinação, resiliência e o sentido da vida”, complementa a psicóloga e coach, Gisele Bárbara Conceição.

Você também pode gostar