Notícias de Criciúma e Região

Dia Nacional do Doador de Sangue: veja a programação do Hemosc de Criciúma

Com o tema “Quanto mais eu doo, mais meu coração enche”, serão realizadas homenagem aos doadores, com lanche especial, apresentações culturais e presentes

O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) promove até o próximo sábado, 26, a Semana Nacional do Doador. Serão realizadas uma série de ações em seus sete Hemocentros localizados em Criciúma, Florianópolis, Blumenau, Chapecó, Lages, Joinville e Joaçaba, e nas Unidades de Coleta, situadas em Tubarão e Jaraguá do Sul.

Com o tema “Quanto mais eu doo, mais meu coração enche”, serão realizadas homenagem aos doadores, com lanche especial, apresentações culturais e presentes, além de ações de divulgação de informações sobre a importância da doação de sangue e os requisitos para se tornar doador.

Em Criciúma, nesta terça-feira, 22, a palhaça Narizinho, estará a partir das 14 horas no Hemosc; na quarta-feira, 23, será a vez da Bat Girl e Mulher Maravilha, às 14 horas. Na sexta-feira, 25, às 10 horas, o mascote Tigrão irá participar da programação do hemocentro e no período da tarde, às 15 horas, o Capitão Jack Sparrow.

O coordenador da Divisão Técnica do Hemocentro Regional de Criciúma, Rafael Luiz da Silva, informa que nesta semana espera um incremento no número de candidatos. “Estamos com o estoque da tipagem O Negativo com tendência a redução”, disse.

Saiba mais

De janeiro a outubro deste ano, foram realizadas cerca de 153 mil transfusões de sangue em Santa Catarina. O Estado tem uma taxa de 9,56 doadores a cada 1 mil habitantes, conforme dados do Ministério da Saúde de 2022, um percentual acima da média do Brasil, de 9,4. O Hemosc trabalha para manter os estoques regulares e promove a conscientização sobre a doação como um ato de cidadania.

“Os doadores de sangue enchem nosso coração de gratidão e merecem nosso reconhecimento todos os dias. A doação de sangue é um ato de cidadania e generosidade que salva vidas”, afirma a diretora-geral do Hemosc, Patrícia Carsten.

Em 1964, foi definida a data de 25 de novembro como Dia Nacional do Doador de Sangue, com o objetivo de que nesse dia a sociedade brasileira preste sua homenagem e gratidão aos doadores.

Na Semana do Doador de 2022, o Hemosc ganhou importantes reforços na conscientização sobre a importância de doar sangue, trata-se das jornalistas Laine Valgas e Márcia Dutra  e de Marcos Piangers – Autor do best-seller O Papai é Pop.

Você também pode gostar