Dia Nacional da Juventude reúne milhares de jovens da Diocese de Criciúma
Em sua homilia, Dom Jacinto se dirigiu aos jovens, e conclamou-os a rejuvenescer a Igreja como missionários evangelizadores de toda a juventude
Com o tema: “Tenho Sede”, aconteceu neste domingo, 29, o Dia Nacional da Juventude (DNJ). O evento reuniu mais de mil jovens das 26 cidades que compõem a Diocese de Criciúma. O DNJ começou com a concentração dos jovens, no Parque Municipal de Eventos de Santa Rosa do Sul. Às 9 horas, participaram da Santa Missa, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach. O evento se estendeu até às 17 horas com muita música, animação, almoço, momentos de reflexão, oração e a festa das cores.
Em sua homilia, Dom Jacinto se dirigiu aos jovens, e conclamou-os a rejuvenescer a Igreja como missionários evangelizadores de toda a juventude. “Vocês possuem dons maravilhosos e com o Espírito Santo podem transformar não só a vida de vocês, mas de todos que, como o Beato Carlo Acutis, buscam as coisas de Deus”, disse.
As palavras do Bispo fizeram referência a presença da relíquia de primeiro grau do Beato, um pedacinho de cabelo do jovem italiano que foi exposto durante todo o evento. Símbolos como a cruz e a imagem de Maria Santíssima, também foram abençoados e vão percorrer por todas as paróquias até a próxima edição do DNJ, em 2024.
Com momentos de reflexão durante a manhã e a animação do Ministério de Música Monte Siao, a tarde foi reservada para a adoração e a festa das cores, encerrando o encontro diocesano organizado pelo Setor Juventude.
O DNJ
O Dia Nacional da Juventude (DNJ) surgiu em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude, promovido pela Organização das Nações Unidas. Estava evidente que a juventude precisava mobilizar-se e construir espaços de participação, para pensar e repensar uma nova sociedade. Todos os anos organiza-se um dia de festa da juventude, sempre com um tema importante a ser debatido e trabalhado com grupos. O DNJ acontece em todo o país, em todos os estados. A realização do DNJ acontece todos os anos no último domingo do mês de outubro.