NotĂ­cias de CriciĂșma e RegiĂŁo

Dia Mundial da Coluna: vocĂȘ cuida corretamente da sua?

A coluna vertebral Ă© tĂŁo importante para o corpo humano que possui atĂ© um dia especial, sabia? Em 16 de outubro Ă© celebrado o Dia Mundial da Coluna, pois Ă© ela que dĂĄ sustentação e mobilidade ao tronco e aos membros, alĂ©m de manter a cabeça suspensa e sustentar, tambĂ©m, o peso do corpo em geral, garantindo a locomoção dele. Formada por 33 vĂ©rtebras, as quais estĂŁo ligadas Ă s costelas, outra função da coluna atravĂ©s desta “caixa interligada” Ă© proteger ĂłrgĂŁos como o coração e os pulmĂ”es.

Sabendo de tudo isto, vocĂȘ acredita que cuida corretamente da sua coluna vertebral? Os mĂ©dicos e especialistas acreditam que nĂŁo, jĂĄ que, a cada dez pessoas, oito possuem algum problema na coluna, o que estĂĄ sendo considerada uma questĂŁo de saĂșde pĂșblica. AlĂ©m disso, muitos destes problemas estĂŁo sendo resolvidos atravĂ©s de cirurgia, apesar de haver outras tĂ©cnicas menos invasivas e com o mesmo grau de resolutividade.

O fisioterapeuta Jonathan HercĂ­lio Mauricio, da ClĂ­nica LevittĂĄ – ITC Vertebral, de CriciĂșma, defende que o mĂ©dico especialista em coluna deve ser o primeiro profissional de saĂșde a ser consultado em caso de problema. É ele quem vai dar o diagnĂłstico clĂ­nico, identificando de forma correta a patologia do paciente.

“A partir disso, o mĂ©dico tomarĂĄ a decisĂŁo relacionada ao tratamento. Cada caso Ă© um caso, mas a cirurgia deve ser indicada somente em situaçÔes extremas e depois que outras alternativas jĂĄ foram colocadas em prĂĄtica, mas nĂŁo houve evolução no quadro”, avalia.

Isto porque existem os chamados tratamentos conservadores, como uso de medicamentos, fisioterapia, acupuntura e a prĂĄtica de atividades fĂ­sicas, como pilates, caminhada e musculação. AlĂ©m de serem menos invasivas, estas opçÔes tĂȘm custos mais baixos e trazem riscos menores aos pacientes, sendo indicadas para cerca de 95% dos casos.

“Os problemas de coluna, alĂ©m de gerarem dor moderada a intensa, tambĂ©m podem afetar a mobilidade do paciente, reduzir a força, diminuir o reflexo. Por isso Ă© muito importante dar a devida atenção a nossa coluna. Os relatos mais comuns entre os pacientes sĂŁo dores na regiĂŁo lombar, hĂ©rnia de disco, protusĂŁo discal, problemas nas articulaçÔes e na regiĂŁo cervical, que Ă© a regiĂŁo do pescoço”, explica Jonathan.

Prevenção

Muitas pessoas nĂŁo sabem, mas atĂ© mesmo as condiçÔes psicolĂłgicas e emocionais podem interferir no bom funcionamento da coluna. O estresse do dia-a-dia, o ritmo acelerado no trabalho e noites mal dormidas sĂŁo queixas recorrentes entre os pacientes, como afirma a fisioterapeuta Gisseli Serafim, tambĂ©m da ClĂ­nica LevittĂĄ – ITC Vertebral.

“Assim como um pilar sustenta uma casa, a coluna sustenta o nosso corpo e, assim como tudo na vida, o nosso corpo precisa de equilĂ­brio. É fundamental cuidar da postura ao sentar, ao dirigir, dormir em posição confortĂĄvel, praticar atividades fĂ­sicas, cuidar com o sobrepeso. AlĂ©m disso, Ă© importante nĂŁo sobrecarregar o nosso corpo com estresse, tristeza, excesso de trabalho”, pontua Gisseli.

Os profissionais recomendam, inclusive, que seja dada a devida atenção à coluna não somente em casos de dor, quando jå existe algum problema, mas, também, como forma de prevenção.

“A cada dez mil quilĂŽmetros, levamos o nosso carro para a revisĂŁo, mas por que nĂŁo fazemos o mesmo com o nosso corpo? NĂŁo precisamos chegar aos dez mil quilĂŽmetros, muito menos apresentarmos uma falha para finalmente procurarmos um profissional de saĂșde. Cuide da postura, faça exercĂ­cios, durma bem e vĂĄ ao mĂ©dico regularmente, isso ajuda muito”, finaliza Jonathan.

 

VocĂȘ tambĂ©m pode gostar