Notícias de Criciúma e Região

Dia Internacional da Mulher gera ações de empreendedorismo pelo país

O empreendedorismo encanta as mulheres brasileiras. De acordo com a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2015, o público feminino tem uma taxa de empreendedorismo superior a dos homens, quando o assunto é novos empreendimentos (negócios com até três anos e meio). A taxa delas é de 15,4% e a deles, 12,6%. O cenário motiva o Sebrae para uma agenda específica de palestras, prêmios e capacitações. Em Campo Grande (MS), nomes reconhecidos do empreendedorismo feminino vão participar do Mulher de Negócios, que ocorre de primeiro ao dia 27 de março, momento em que será lançado o movimento Sebrae Inspira.

A programação inclui 17 atividades, entre painéis, oficinas e palestras com nomes de reconhecimento nacional, como com a fundadora e CEO da rede de hotéis Blue Tree, ChiekoAoki, que aconteceu no início do mês; a idealizadora do CoffeeLab, Isabela Raposeiras; e a Monja Coen. Segundo a diretora técnica do Sebrae Nacional, Heloisa Menezes, “As mulheres estão sempre em busca de mais informação, além disso, são multifuncionais, competência essencial na gestão de uma empresa, pois estão acostumadas a dividir melhor o tempo entre os cuidados com a casa, família e trabalho, diz a diretora do Sebrae, para quem outro diferencial do universo feminino está no fato de que elas sabem muito bem lidar com pessoas, habilidade necessária para quem empreende.”

O Movimento Sebrae Inspira irá abordar grandes temas da economia, tendo o empreendedorismo feminino como o primeiro da lista. Em maio, ocorrerão debates sobre a gastronomia; em julho, sobre agronegócios; setembro será dedicado à beleza e à moda; e novembro, ao turismo e à economia criativa.

Sebrae Mulher

O Sebrae possui um histórico de ações em torno do empreendedorismo feminino. São projetos, programas, premiações e capacitações. Nos canais do Sebrae nas mídias sociais está sendo realizada a campanha #SouEmpreendedora, com a divulgação de histórias de mulheres que empreendem em todo o Brasil.

Para participar, a empreendedora enviou um resumo de sua trajetória e  fotos para o e-mail [email protected] As histórias de superação e sucesso destas empreendedoras estão sendo publicadas nas páginas do Sebrae no Facebook e no LinkedIn e nos perfis da instituição no Instagram e no Twitter. As publicações foram até ontem dia 7  e no dia 8, será realizado um bate-papo com mulheres empreendedoras, às 17h, com transmissão online na página www.facebook.com.br/sebrae . Para saber mais sobre a campanha, acompanhe a nossa hashtag  #SouEmpreendedora ou acesse https://goo.gl/WFao1t

Você também pode gostar