Dezembro Laranja alerta para a prevenção do câncer de pele
Dermatologista orienta quais cuidados necessários para evitar a doença
O Dezembro Laranja é uma campanha nacional organizada pela SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), que tem como objetivo alertar sobre os riscos do câncer de pele e as precauções necessárias para prevenir a evolução da doença.
Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui
Dados apurados pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) apontam uma realidade preocupante para os esforços de prevenção e combate ao câncer de pele no País. Em Santa Catarina, durante o ano de 2020, momento mais crítico da pandemia de covid-19, foram realizados 1.195 diagnósticos a menos dessa doença do que em 2019. Isso significa que o número absoluto de casos foi 20% menor do que no período anterior ao avanço do coronavírus.
Para o médico dermatologista Luiz Felipe Blanco, o receio de contaminação pelo coronavírus fez milhares de pessoas postergarem seus exames e consultas. “A população ficou com muito medo da pandemia e acabaram ficando em casa com as suas patologias, deixando de procurar o atendimento médico de rotina”, destacou.
A exposição solar excessiva é o principal fator de risco para o surgimento do câncer de pele. De acordo com o dermatologista, é necessário orientar principalmente os jovens pelo fato de se exporem mais ao sol. “A exposição geralmente acontece com mais frequência na adolescência. Apesar disso, as lesões do câncer só aparecem anos depois. Para prevenir é preciso trabalhar com orientações aos jovens”, frisou.
Como prevenir?
O médico orienta que a utilização de filtro solar (FPS 30 ou mais), aliado com roupas com proteção UV, é a combinação perfeita para se prevenir da exposição solar. Além disso, evitar se expor ao sol no horário das 10h às 16h e consultar um dermatologista uma vez no ano.
Dermatologista também alerta para cuidados necessários com as crianças
Pelo fato das crianças realizarem muitas atividades ao ar livre durante o verão, elas acabam ficando mais expostas ao sol. O dermatologista Luiz Felipe Blanco orienta no vídeo abaixo os cuidados para evitar problemas no futuro.