Notícias de Criciúma e Região

Desacreditada, Seleção Brasileira entra na Copa América tentando recuperar o prestígio

Que a Seleção Brasileira já não é mais a mesma todo mundo sabe. Há pelo menos duas décadas, a “amarelinha” vem colecionando vexames e perdendo o protagonimo no mundo do futebol. Mas, a cada novo ciclo, surge a esperança de que a equipe possa recuperar o seu prestígio – e é isso o que os torcedores esperam com a chegada de Dorival Júnior.

De fato, a seleção não conta mais com os craques do passado, mas ainda há jogadores importantes, que, inclusive, brilham nos principais times da Europa. Vini Jr. e Rodrygo, por exemplo, foram decisivos nos dois últimos títulos da Liga dos Campeões do Real Madrid.

Acontece que os dois amistosos recentes, contra México e Estados Unidos, tiraram um pouco do ânimo do torcedor. O Brasil não se apresentou bem e, por isso, chega desacreditado à Copa América.

Para piorar, a Argentina, ao contrário, vem com muita moral para a disputa. Afinal, Messi e companhia são os atuais campeões da América e do mundo. Dessa forma, os torcedores argentinos dão todo o respaldo à equipe, que entrará em campo praticamente sem pressão. E isso, claro, é muito bom para os jogadores, que terão a tranquilidade necessária para dar o seu melhor dentro de campo.

O aspecto psicológico é determinante em praticamente tudo na vida. E no futebol isso é notório – quando a pressão está grande, a bola parece queimar nos pés dos jogadores. O Brasil, infelizmente, terá de saber lidar com isso. Nos últimos dias, o clima pesou ainda mais com as críticas proferidas por ninguém menos que Ronaldinho. O Gaúcho não anda nada satisfeito com o futebol apresentado pela seleção e chegou a falar que estava abandonando o barco.

Resta saber como Dorival Júnior e seus comandados reagirão a tudo isso. A Copa América, embora nunca tenha sido muito valorizada por aqui, terá um peso diferente desta vez.

Afinal, uma campanha ruim terá o potencial de ampliar a crise e, no limite, comprometer o trabalho do recém-chegado Dorival Júnior. Por outro lado, se o Brasil se sair bem, o treinador ganhará a confiança da torcida e terá o respaldo necessário para realizar o ciclo para o Mundial de 2026.

Os próximos dias serão muito importantes para as pretensões da Seleção Brasileira, e as melhores apostas esportivas no brasil já estão fervilhando com inúmeros torcedores dando os seus palpites.

A missão vai exigir o máximo de todos os atletas e da comissão técnica, uma vez que, além da Argentina, há outras equipes perigosas na disputa, como o Uruguai e até mesmo a Colômbia.

Tradição não falta ao Brasil – e, apesar dos pesares, ainda há bons jogadores no elenco. Com um trabalho bem feito, a seleção poderá, sim, brigar pelo título da Copa América e voltar a ganhar confiança para a jornada até o Mundial.

Por: Enéias Raasch/ Compositor e empreendedor

Você também pode gostar