O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Júlio Garcia fez um balanço das ações da casa legislativa em coletiva com a imprensa na manhã desta quinta-feira (17). Segundo ele, o ano foi desafiador e a Assembleia cumpriu com o seu papel de fiscalizar o governo e destacar o que interessa aos catarinenses.
“Foram mais de 800 matérias votadas, discutidas e encaminhadas pelos deputados. Tivemos uma posição de fiscalização rigorosa aos gastos públicos, economizamos e devolvemos ao Estado conscientes de que o ano merecia uma postura diferenciada da casa parlamentar. Unimos forças, ampliamos em 25% o número de votação na casa, projetos de interesse do Estado”, disse Garcia.
Segundo o presidente, a pandemia mudou a forma de debater as matérias, o sistema híbrido deu agilidade e a união dos deputados fez com que matérias que garantisse redução de impostos, crédito com juro zero ao empreendedor, imposto zero para medicamentos e equipamentos de saúde trouxeram resultados práticos aos catarinenses.
Economia de R$ 113 milhões
A Assembleia anunciou a devolução ao Estado de R$ 133 milhões, frutos de economia proveniente do esforço dos servidores e deputados.
Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui
Relação com o Governo do Estado
Apesar de um processo de impeachment debatido e votado na casa, Júlio Garcia disse que a relação entre a Assembleia e o Governo do Estado de SC está em harmonia. “Houve falta de comunicação e diálogo por parte do governo com a ALESC. Somos uma casa de debate e a ressonância dos catarinenses. Hoje existe mais experiência política por parte do Governo e com isso a relação se aprimora”, comenta.