Notícias de Criciúma e Região

Dengue: Araranguá decreta situação de emergência

Município tem cinco casos confirmados

A Prefeitura Municipal de Araranguá decretou situação de emergência em saúde pública em razão da infestação pelo mosquito Aedes aegypti e pelo aumento no número de casos de infecção pelo vírus da dengue. A medida foi adotada por meio do Decreto n° 11.617/2024, registrado e publicado pelo prefeito César Cesa e pelo secretário de Administração, Rony da Silva.

Conforme números atualizados da Secretaria de Saúde, o Município já contabiliza, apenas neste ano, 18 notificações de suspeita da dengue, cinco casos confirmados importados (contraídos fora do município), 13 casos descartados, 54 focos registrados.

Além disso, o controle de combate à dengue possui uma rede com 250 armadilhas instaladas em diversos pontos do município. “Infelizmente, mesmo com as diversas ações que são realizadas, inclusive em conjunto com outros órgãos, a doença não para de avançar em Araranguá, gerando uma grande preocupação para todos. O decreto de emergência em saúde possibilitará mais agilidade em algumas ações de resposta necessárias para tentar frear este aumento exponencial no número de casos”, afirma o prefeito César Cesa.

O município agiliza a implantação do Plano Municipal de Contingência, do Governo do Estado. “A colaboração da população segue, mais do que nunca, sendo fundamental para não deixar água parada e eliminar potenciais criadouros do mosquito”, ressalta. Em caso de sintomas suspeitos para doença, como febre alta, dor de cabeça e manchas pelo corpo, a orientação é que o paciente procure imediatamente atendimento médico junto a uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

Você também pode gostar