Demutran orienta os motoristas a respeitarem os limites das vagas na Avenida 25 de Julho

A Avenida 25 de Julho está recebendo nova demarcação de estacionamento em Forquilhinha. O trecho do Paço Municipal até a rótula da empresa JBS ganhou pinturas dos dois lados para organizar as vagas disponíveis. O Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) orienta os motoristas a respeitarem a sinalização do local.

Segundo a chefe de Divisão do Trânsito, Adriana Boaroli, alguns motoristas estacionam fora da demarcação prejudicando o fluxo e a quantidade total de vagas. “Alguns motoristas ocupam duas vagas ou estacionam em cima das faixas. É preciso obedecer as regras de trânsito e os limites de estacionamento para não ser autuado pela Polícia Militar”, disse.

O Demutran vai incluir vagas específicas para motos, idosos e pessoas com mobilidade reduzida. “Ao estacionar o veículo, é sempre importante observar se tem alguma placa de regulamentação que sinaliza aquele espaço como vaga especial. Com todos obedecendo as regras, vamos conseguir tornar o trânsito melhor e mais humanizado”, conclui a Adriana.

Regras de Estacionamento

O artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) fala sobre o Estacionamento Regulamentado. A desobediência pode gerar uma infração leve, grave ou gravíssima dependendo do enquadramento.

Além da importância de observar as placas de permissão ou não de estacionamento, é preciso verificar a sinalização horizontal. Se for branca, é possível estacionar desde que não atrapalhe o fluxo ou a visão dos outros motoristas. A faixa amarela não permite o estacionamento. E se houver a placa R-6C é proibido parar e estacionar.

Os motoristas não podem deixar os veículos a menos de cinco metros das esquinas, calçadas rebaixadas, entrada de garagem, embarque e desembarque de ônibus. Também é proibido estacionar na contramão do fluxo da via.

Forquilhinha, transito