Demonstração marca início das atividades no Centro de Realidade Mista da Unesc
Laboratório que é referência nacional coloca os acadêmicos em contato direto com a tecnologia da realidade mista
Acadêmicos, professores e convidados especiais participaram na segunda-feira, dia 3, de uma aula demonstração da mais nova tecnologia aplicada ao ensino-aprendizagem da Graduação Multi Unesc: a meta-anatomia. Intitulada Unesc Experience, a aula oficializou o início das atividades do pioneiro Centro de Realidade Mista Carlos Antônio Althoff, da Universidade, inaugurado em 2022.
“O Centro de Realidade Mista é mais uma evidência do quanto a Nossa Unesc está na vanguarda do conhecimento e, por meio da Graduação Multi, oferece aos acadêmicos experiências inovadoras, disruptivas e transformadoras. Este laboratório é pioneiro no Brasil e está entre os centros tecnológicos mais modernos do mundo. Por sermos uma Universidade Comunitária, que não visa lucro, podemos reinvestir nossos resultados para fomentar projetos como este, que promovem a formação de excelência e vão beneficiar a comunidade por meio de parcerias com hospitais e clínicas da região”, ressalta a reitora da Unesc e presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), Luciane Bisognin Ceretta.
A viabilização do projeto, que teve início em 2020, contou com recursos de emenda da deputada federal Geovânia de Sá e com o apoio da Prefeitura de Criciúma e Câmara Municipal. A parlamentar esteve entre os convidados da aula de demonstração e falou da importância deste espaço inovador.
“Nos orgulha muito poder contribuir com a nossa Universidade Comunitária, que faz um trabalho relevante na região, sendo referência em inovação e tecnologia no estado e no país. A implantação do Centro de Realidade Mista é prova disso e vai possibilitar que os estudantes recebam o que há de mais moderno, no mundo, em termos de ensino. Esse conhecimento retornará em breve à sociedade e contribuirá para o desenvolvimento regional”, enaltece a deputada que é egressa da Unesc.
Além do poder público, o projeto também encontrou apoio na iniciativa privada, por meio do Laboratório de Inovação Hololab, que prestou consultoria ao Centro de Realidade Mista da Unesc.
“Nós entramos com a tecnologia e a Universidade, por meio de seus professores, trouxe o conhecimento acadêmico, principalmente, do ponto de vista anatômico. Participaram diversos especialistas em corpo humano e os colaboradores da empresa fizeram todos os ajustes. Um projeto como este não se faz sozinho, então foram unidas forças de conhecimento para montá-lo”, comenta Alexandre Vasquez, CEO da empresa.
Vasquez acrescenta que profissionais do Instituto Sírio-Libanês e do Hospital Israelita Albert Einstein, duas referências em saúde no país, ficaram impressionados quando conheceram o trabalho realizado na Unesc. “Vocês devem se orgulhar deste Centro, pois se trata de um espaço realmente inovador. Não há nada semelhante no Brasil”.
Realidade Virtual
É por meio da aula de meta-anatomia que o virtual e o real se conectam. Com o uso do dispositivo de realidade virtual é possível ter uma experiência tridimensional imersiva. Isso quer dizer que tanto professores quanto acadêmicos conseguem “entrar” dentro do corpo humano e explorar 11 sistemas, como o cardiovascular, neurológico, esquelético, entre outros.
“Os acadêmicos vêm ao Centro e podem colocar em prática o que aprenderam na teoria, de forma lúdica. Aqui é possível trabalhar erro e repetição para consolidar o aprendizado sem colocar pacientes em risco ou ainda fazer o uso de cadáveres”, explica a professora Isabela Casagrande Jeremias, responsável pela disciplina de anatomia nos cursos da Saúde da Unesc.
O que dizem as autoridades sobre o Centro de Realidade Mista da Unesc:
“Esse é um dia muito importante não só para a Unesc, mas para todo o ensino superior nacional. O que vimos na Universidade é o que há de mais moderno para a formação de acadêmicos e para toda a área da Saúde. Sabemos que a inteligência artificial veio para ficar e ser nossa aliada na busca de resultados mais precisos, possibilitando o acesso mais completo à informações para a tomada de decisões. Tudo isso qualifica os alunos da Unesc de forma superior ao que já vinha acontecendo, o que tem a muito ver com a Graduação Multi, baseada em experiências presenciais e também virtuais” – Pró-reitora de Ensino (Proen), Graziela Amboni.
“A inovação melhora a qualidade do ensino e, consequentemente, a qualidade da formação daqueles que estarão no dia a dia na linha de frente. Praticar e visualizar um corpo humano de forma tecnológica, vendo todos os detalhes, contribui com todo o aprendizado. É uma inovação que só a Unesc poderia promover. A Universidade e a comunidade estão de parabéns, afinal a sociedade terá acesso ao atendimento em breve. O futuro que dá certo está na Unesc, está em Criciúma” – Secretário Municipal de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande.
“Esse projeto é o resultado de uma fase de idealização com participação e suporte da reitoria e do poder público, conseguindo agora compartilhar a primeira fase de uma entrega que, sem dúvida, faz parte de uma jornada. Hoje, conseguimos fazer com que os estudantes tenham essa experiência formativa, esse novo modelo de aprendizado, fazendo com que a Unesc, além de ser pioneira na infraestrutura, também seja em tecnologia e propriedade intelectual” – Agente de inovação da Unesc, Paulo Priante.
“Como estudante avalio ser muito importante participar de um momento como esse. O laboratório é fundamental para os estudantes de Medicina, em um primeiro momento. Com a Graduação Multi, que desfrutamos na Universidade, os demais cursos também poderão utilizar o espaço futuramente” – Vice-presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Andrey Manoel dos Santos.