Notícias de Criciúma e Região

É falso vídeo que alerta sobre onda de frio intenso na Região Sul

A Defesa Civil de Criciúma emitiu um comunicado alertando para a circulação de um vídeo falso sobre uma suposta onda de frio na Região Sul

Santa Catarina terá uma onda de frio intenso? A dúvida está circulando na internet e a informação é falsa. O que ocorre é que um vídeo tirado de contexto e do ano passado, quando realmente ocorreu uma onda de frio, voltou a circular.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Devido a isso, muitas pessoas procuraram a Defesa Civil de Criciúma nos últimos dias e um alerta de Fake News foi divulgado pelo órgão. “É um vídeo de julho do ano passado. É a segunda fake em duas semanas”, comenta o diretor da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Criciúma (Compdec), Fred Gomes.

Na outra notícia falsa, um áudio circulou pelo whatsapp falando, também, sobre uma suposta onda de frio intenso. Neste caso, o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) emitiu uma nota alertando que a informação era falsa.

Sempre checar as informações!

A orientação da Defesa Civil é sempre checar as informações, principalmente, nos perfis e comunicados de órgãos oficiais. Já que caso exista a possibilidade de algum fenômeno climático extremo como uma onda de frio intenso será avisado nesses perfis.

“Sempre olhar os meios oficiais para ter a informação correta. Pode ser a Defesa Civil. Tenha certeza que sempre que tiver um comunicado que acharmos importante para a população como uma forma de prevenção a alguma coisa, será feito”, explica Fred.

A orientação, nesse caso, é observar as redes sociais da Defesa Civil ou entrar em contato pelo telefone 199.

Temperatura irá baixar 

Não terá onda de frio intenso, mas a temperatura irá cair nos próximos dias. A previsão é que a temperatura caia em torno de 5ºC.

“Esse é o dado correto, tabulado, pela Defesa Civil do Estado. Segundo nossas análises a previsão é que no sábado às 6h da manhã tenhamos a menor temperatura que será 11ºC”, informa. “Mas é como costumo falar é uma previsão, não é martelo batido, tem que ter esse cuidado”, finaliza.

Veja o vídeo tirado de contexto:

Vídeo voltou a circular esta semana e foi tirado de contexto e é de julho de 2021

 

LEIA MAIS

Frente fria chega no Sul e altera o tempo; veja a previsão

Você também pode gostar