Defesa Civil alerta população em Tubarão: “Riscos ainda continuam”
Com pontos de alagamento e o retorno das famílias para realizar a limpeza das casas, a Defesa Civil regional orienta e alerta a população para os riscos que ainda existem em Tubarão
A Defesa Civil da regional de Tubarão alerta para os riscos que ainda existem na cidade. Pontos de alagamento ainda são registrados em bairros como São João, São Martinho, Madre, KM-60, entre outros. De acordo com a última medição divulgada pela Prefeitura, neste domingo, dia 8, o Rio Tubarão estava com pouco mais de 2m acima do nível normal.
📲Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.
Por isso, a recomendação é que as pessoas não transitem em locais alagados pelo risco de contaminação de doenças como Leptospirose, entre outros.
“Falando em doenças a orientação é que as pessoas não transitem nessas áreas alagadas que podem contrair essa enfermidade e outras tantas que são transmitidas pela água. Então muito cuidado. Além de doenças, a questão de buracos ou boca de lobos expostas, onde a pessoa pode ser sugada. Muito cuidado”, alerta o coordenador da Defesa Civil na regional de Tubarão, Anderson Cardoso.
Além disso, ele alerta para que a população tome cuidade no retorno as casas atingidas pela enchente. Já que apesar de não estar mais alagada, oferecem riscos.
“Riscos ainda continuam na nossa região, temos áreas alagadas. A população está fazendo nesse momento a manutenção das residências e estabelecimentos comerciais. Tem algumas situações que preciso ponturar, questão de animais peconhentos como aranhas e cobras. Muito cuidado ao abrir uma porta, elevar um móvel, ao retirar um tapete. Então muito cuidado.Peço que não eliminem esse animais, retirem e soltem porque auxiliam na remoção de roedores, ratos, camundongos”, destaca Cardoso.
Sem mortes e sem feridos até o momento
Considerada uma das piores enchentes ocorridas em Tubarão, a Defesa Civil destacou o trabalho em conjunto com Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) para que não se tivesse vítimas. O grupo foi formado pela Prefeitura e diversos órgãos para auxiliar na tomada de decisões durante as fortes chuvas que caíram por quatro dias na última semana.
“O Grac se orgulha muito de não ter, até agora, nenhum ferido, muito menos morte que são os danos humanos. Parabéns a população, parabéns ao Grupo pelo belo trabalho e a populaçao por atender ao chamado e sair dessas áreas de risco de inundação e deslizamentos”, finaliza Cardoso.
Leia Mais
Tubarão em busca de voluntários para limpeza de bairros após enchente
Sábado de limpeza e avaliação dos danos da enchente em Tubarão
Chuvas: doações chegam e Prefeitura faz campanha em Tubarão
Fotos mostram resgate de cachorros ilhados em Morro da Fumaça