Defesa Civil alerta para temporais com ventania de mais de 70km/h
Santa Catarina deve registrar temporais até esta quarta-feira, dia 22, com rajadas de vento
Santa Catarina deve registrar temporais até esta quarta-feira, dia 22, com rajadas de vento que podem superar os 70 km/h, segundo alerta da Defesa Civil do Estado. há risco moderado para a ocorrência de quedas de árvores e destelhamento de estruturas mais precárias, da Serra Catarinense ao Extremo-Oeste, de acordo com o boletim.
Nas demais regiões, do Litoral Sul ao Planalto Norte, esse risco é baixo, mas ainda ganha atenção. A ventania é causada por um sistema de baixa pressão que já influencia o tempo no Estado, subindo a partir do Rio Grande do Sul.
📲 Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.
Terça-feira molhada em todo Estado
Há previsão ainda de pancadas de chuva já para esta terça-feira, dia 21. A precipitação pode ser pontualmente intensa, com acumulado de mais de 50 mm, em especial nas áreas mais próximas ao Estado vizinho, como a Serra e o Litoral Sul.
Também da região mais próxima ao oceano até o Extremo-Oeste, é moderado o risco para ocorrências associadas às chuvas e aos temporais, como alagamentos e descargas elétricas.
E o inverno começou oficialmente
A estação mais fria do ano começou oficialmente nesta terça-feira, dia 21. Mas as características do inverno já estavam por aí desde abril. Nos últimos meses já teve geada, temperatura negativas e até neve na Serra Catarinense.
Muitos desses fenômenos são provocados pela influência do la Ninã, que deixou o outono com cara de inverno e que deve interferir no clima desses próximos meses. O resfriamento das águas do Oceano Pacífico na linha do Equador, gera mudança no Oceano e na atmosfera, formando o fenômeno la Ninã , que deve provocar diminuição no volume de chuvas para os próximos meses em todo o Estado, segundo os meteorologistas.
Mas não se anime muito, teremos segundo as previsões, a entrada de frentes frias ao longo do inverno, que podem provocar frio e chuva.