As chuvas que acontecem no Litoral Norte, principalmente, têm preocupado a Defesa Civil de Santa Catarina. De acordo com alerta divulgado pelo órgão no início da noite deste sábado, dia 26, Schroeder é o município que registrou o maior acumulado de precipitação nas 24h anteriores, com 134,4mm, seguido por Araquari (122,6mm) e por Camboriú (108,5mm).
Segundo um comunicado da Defesa Civil catarinense divulgado neste domingo, dia 27, um deslocamento de umidade do mar para o continente ganhou força com a presença de áreas de baixa pressão, o que deve manter a chuva contínua, volumosa e intensa entre este domingo e terça-feira, dia 29, principalmente no Litoral Norte e na Grande Florianópolis.
“A chuva, por alguns momentos, ocorre com intensidade moderada a forte e acompanhada por rajadas de vento, raios e chance de granizo. O risco para ocorrências associadas a alagamentos, deslizamentos e enxurradas é muito alto nas áreas em vermelho e alto nas áreas em laranja. Nas áreas em amarelo e verde, o risco é moderado e baixo, respectivamente”, diz o comunicado.
Além disso, no início da manhã deste domingo, a Defesa Civil divulgou um alerta máximo para deslizamentos em 34 municípios. São eles: Angelina, Araquari, Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Benedito Novo, Blumenau, Bom Jardim da Serra, Brusque, Camboriú, Corupá, Florianópolis, Gaspar, Guaramirim, Ilhota, Itajaí, Itapema, Jaraguá do Sul, Joinville, Luiz Alves, Massaranduba, Orleans, Palhoça, Penha, Pomerode, Rancho Queimado, Santa Rosa de Lima, Santo Amaro da Imperatriz, Schroeder, São Bento do Sul, São João Batista, São Pedro de Alcântara, Tijucas, Timbó e Águas Mornas.