Notícias de Criciúma e Região

Decoração de Natal: saiba como evitar acidentes

Consumidor deve estar atento a qualidade dos produtos

Enfeitar a árvore de Natal ou a fachada de casa com luzes decorativas é muito comum para as festas de final de ano. Só que para evitar acidentes é necessário estar atento aos materiais utilizados na decoração. Isso é fundamental para que os enfeites não representem nenhum tipo de perigo.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

De acordo com o engenheiro eletricista e professor da UniSatc, Marcelo Amoroso, é necessário prestar atenção na hora de comprar o produto para ver se ele é de qualidade. Além disso, o consumidor deve levar em consideração se a decoração será para a área interna ou externa da casa. “Caso os equipamentos elétricos forem para a área externa da casa é preciso olhar na embalagem do produto se ele é resistente à água e se pode ser exposto à umidade e a chuva”, completou.

Outro cuidado necessário é com o uso de multiplicador de tomadas, mais conhecido como benjamins. “Esses aparelhos aguentam uma determinada potência. Caso essa potência seja extrapolada, pode haver um sobrecarga da rede elétrica e gerar um aquecimento no local”, destacou o capitão do 4º Batalhão de Bombeiros Militares, Eric Vamerlati.

O capitão alerta que em caso de incêndio não se deve jogar água diretamente no equipamento energizado. O recomendável é usar um extintor de Classe C e, caso o foco não seja contido, é necessário chamar os bombeiros pelo telefone 193. 

Cuidados com armazenamento e também com as crianças

As luzes de Natal precisam de alguns cuidados especiais na hora de armazenar. Como o equipamento fica quase um ano guardado, os fios podem ficar desencapados. Uma boa dica é utilizar um pequeno pedaço de cano ou rolo de papel toalha para enrolar os fios. Assim, é menor a possibilidade dos fios se enroscarem.

Os pais precisam também ficar atentos aos seus filhos, principalmente com os mais novos. De acordo com o Capitão Vamerlati, pisca-piscas costumam chamar bastante atenção de bebês e crianças. Caso o fio esteja desencapado e a criança toque nele, existe o risco de ela levar um choque.

Você também pode gostar