Notícias de Criciúma e Região

De onde vem a expressão “marmelada”?

A expressão “marmelada” designa situação arranjada, combinada, e em razão da sua origem, virou expressão que indica algo fajuto, falsificado, forjado, de resultado arranjado previamente.

Marmelada é derivada de marmelo ou “melimelus” em latim. Marmelo é o nome do fruto produzido pelo marmeleiro. Esta árvore é oriunda da Ásia Ocidental e foi trazida para o Mediterrâneo há 4 mil anos.

A palavra “marmelada” já existia no inglês e no português do século 15. O inglês diferencia jelly, jam e marmalade – todos para a classe particular das conservas de frutas. Só a partir do século 17 a palavra se aplica a conservas de frutas cítricas e, no italiano, desde então, marmellata designa qualquer geleia ou marmelada.

Muito mais que um simples doce, a marmelada virou expressão popular, usada para designar uma ação desonesta ou algo ilegítimo, e sua origem remonta ao hábito não muito apreciado de fazer o doce do marmelo render mais. Um dos métodos existentes bastante usados era misturar o insípido chuchu no doce.

Dessa forma, a ilusão de que tinha uma grande quantidade de doce era criada, sem que ninguém percebesse o gosto do vegetal. Como essa era uma das formas de enganar os clientes, o termo “marmelada” virou sinônimo de trapaça, ou algo fajuto.

Obrigada pela leitura até aqui, e semana que vem tem mais! Siga-me nas redes sociais:
TikTok
Instagram
Twitter

Você também pode gostar