Notícias de Criciúma e Região

Curta-metragem “Ilha das Flores” marca a quarta exibição do projeto “Cinclube nas Periferias”

Documentário de Jorge Furtado integra a programação que acontece neste sábado, dia 15, no bairro Renascer, em Criciúma

A quarta exibição da 2ª edição do projeto “Cineférico – Cineclube nas Periferias”, acontece neste sábado, dia 15, a partir das 18h, no bairro Renascer, em Criciúma. O “Cineférico – Cineclube nas Periferias” prevê a realização de 10 exibições, no ano de 2024, na sede do projeto Nunca Pare de Sonhar, no bairro.

O documentário “Ilha das Flores”, dirigido pelo gaúcho Jorge Furtado, será o filme e exibição. Além disso, a programação ainda terá oficinas de audiovisual e a Batalha da Esfera, uma competição de rimas organizada pelo Cineclube, com premiação para os vencedores.

A idealizadora do projeto, atriz e produtora cultural Ana Bertolina, destaca a importância de proporcionar acesso à cultura e à tecnologia para a comunidade local. Com uma média de 100 participantes por sessão, o projeto tem sido um sucesso. “O projeto foi pensado para as pessoas do bairro Renascer, como uma forma de ampliar o acesso à cultura, ao cinema e às novas formas de tecnologia”, comenta Ana. As oficinas de audiovisual têm tido grande participação de jovens a criar e editar vídeos, cumprindo um dos objetivos do projeto, que é gerar renda e efeito multiplicador para as pessoas residentes de comunidades em situação de vulnerabilidade social em Criciúma.

 

 

 

O projeto foi contemplado pela segunda por meio do Prêmio Catarinense de Cinema, sendo essa pela Edição Especial Lei Paulo Gustavo 2023, do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura e do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura. A produção é da @gaveta.criativa, que convida todos a acompanhar a programação no perfil @cine.ferico.

Sobre o Ilha das Flores

O curta-metragem de 1989, tem roteiro e direção do mesmo diretor dos filmes “O homem de copiava”, “Meu tio matou um cara” e “Saneamento Básico”, Jorge Furtado. Apesar de ter 35 anos desde a sua estreia, o filme ainda trata de um tema atual: pessoas que sobrevivem com a sobra de alimentos. A obra acompanha a trajetória de um tomate, desde a colheita ao descarte, até a chegada ao lixão da ilha, com o objetivo final de esclarecer a diferença existente entre tomates, porcos e seres humanos. A exibição conta com o acompanhamento de um intérprete de libras.


Programação

18h às 19h – Oficina de Audiovisual: Voltada para as crianças e adolescentes assistidas pelo Espaço Sociocultural Nunca Pare de Sonhar e conduzida pelo oficineiro Jhonatan Prudêncio, com o objetivo de ensinar técnicas de filmagem e edição de vídeos usando apenas aparelhos celulares, desenvolvendo habilidades técnicas.

18h30 – Inscrições para a Batalha da Esfera: serão feitas no local, até às 19h.

19h – Exibição do filme: “Ilha das Flores” – 13min.

19h30 às 22h – Batalha da Esfera: A noite continua com a Batalha da Esfera, que é uma extensão das “Rodas de Conversa” propostas por cineclubes.

Pelo regulamento, a batalha tem como temática as abordagens levantadas no filme exibido, sendo assim, todos os participantes precisam acompanhar a exibição para poderem batalhar. As batalhas preveem premiação para o primeiro, segundo e terceiro lugar.

Você também pode gostar