Curso gratuito para guias e profissionais do turismo de baleias está com inscrições abertas
A primeira aula acontece na quarta-feira, dia 21 de agosto e quem participar receberá certificado
Com formato semipresencial, encontros on-line e uma prática presencial, estão abertas as inscrições gratuitas para a 4ª edição do curso de capacitação de guias e profissionais do turismo de baleias. A primeira aula acontece na quarta-feira, dia 21 de agosto em Imbituba e quem participar receberá certificado.
Conforme a diretora do ProFRANCA, Karina Groch, o público-alvo são guias e profissionais que atuam no setor turístico e hoteleiro das regiões de Imbituba, Garopaba e Laguna. “Nas aulas será apresentado um panorama geral sobre as características das baleias-francas e sua importância para o equilíbrio dos oceanos. Depois serão tratados os aspectos históricos em relação às baleias do litoral catarinense, com foco na valorização destes animais como recurso vivo. Também será proposto a elaboração de um roteiro turístico, com foco na biodiversidade da região da APA da Baleia-Franca (APABF)”, destaca.
O curso será finalizado com uma parte prática, no dia 26 de agosto, no Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca (CNBF), localizado na praia de Itapirubá Norte – Imbituba/SC, entre 14 horas e 17 horas.
Rota da Baleia Franca
Entre as cidades de Garopaba, Imbituba e Laguna, foi criada Rota da Baleia-Franca – um destino que abrange alguns dos melhores pontos para se observar os animais. Cristian Gonçalves foi um guia turístico que participou dessa capacitação em 2023 e segundo ele foi gratificante. “Já conhecia o projeto e sempre levei meus clientes lá. Estas informações mais precisas, claras e com um olhar mais técnico foi muito importante para o meu trabalho”, considera.
As inscrições, basta preencher o formulário neste link https://docs.google.com/forms/d/1N1wY_YAYkXsfZiy8OnQnS84eY0SRqScxc_8lno32O9Q/viewform?edit_requested=true e aguardar a confirmação via e-mail.
O ProFRANCA – Projeto Franca Austral – é realizado pelo Instituto Australis e conta com patrocínio da Petrobras e do Governo Federal, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.