Currículo Proerd para ensino médio começa a ser aplicado em Turvo
Município é o primeiro da Amesc a implementar o programa na grade
Pela primeira vez, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) aplica o currículo do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) – Ensino médio, na área do 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e o município de Turvo, tornou-se a primeira cidade na região da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc) a implementá-lo.
Esta novidade está sendo aplicada em duas instituições de ensino: na Escola de Educação Básica (EEB) João Colodel e no Colégio Sociedade de Assistência aos Trabalhadores do Carvão (SATC), alcançando alunos do 1º ano do ensino médio, com idades entre 15 e 17 anos. A aplicação do currículo Proerd para Ensino Médio marca o pioneirismo não apenas para Turvo, mas para todo o Estado de Santa Catarina, sendo a primeira vez que este currículo do Proerd é trabalhado pela PMSC.
O instrutor cabo Edmilson Schmitz, responsável pela aplicação do currículo, explica que o currículo para o ensino médio tem como objetivo principal capacitar os adolescentes a se tornarem pessoas proativas e protagonistas na comunidade escolar. Além disso, o currículo aborda questões relacionadas ao uso de álcool e outras drogas, oferecendo estratégias para resistir às pressões dos colegas que possam influenciá-los negativamente. “É uma abordagem diferenciada do Proerd para o ensino médio, pois evidencia o papel do instrutor como facilitador. Em vez de apenas transmitir informações, o instrutor permite que os alunos participem ativamente das discussões, incentivando-os a compartilhar suas opiniões e a debater os temas proposto”, destaca.