Notícias de Criciúma e Região

Curiosidades que você não sabia sobre o dia dos namorados

O Dia dos Namorados é, sem dúvida, o dia mais romântico do ano. E é comum comemorarmos feriados que, muitas vezes, nem imaginamos como surgiram, não é mesmo? Por isso separei algumas curiosidades sobre o Dia dos Namorados que você provavelmente nem imaginava.

Em muitos países, como Estados Unidos, Japão e Itália, por exemplo, o dia dos namorados é comemorado entre os dias 12 e 14 de fevereiro, conhecido como Valentine’s Day, em homenagem a São Valentim. A tradição começou nos países anglo-saxões, mas passou a ser seguida inclusive por países de língua portuguesa, como Portugal e Angola.

Mas você sabe porque São Valentim é considerado o santo dos namorados? No ano de 270, o Imperador Claudio II proibiu que os jovens se casassem, pois creditava que os jovens solteiros eram melhores soldados. São Valentim desaprovava esta decisão, e por isso celebrava casamentos dos jovens escondido em período de guerras, apesar da proibição do Império Romano. No Japão, desde 1936 essa data é comemorada, e as mulheres é que devem declarar o seu amor, entregando aos homens caixas de chocolate. Na Itália o dia é comemorado com banquetes e troca de presentes entre os namorados. Já no Reino Unido os casais trocam chaves e fechaduras, para selar o amor que existe entre eles.

No Brasil, entretanto, o Dia dos Namorados não tem nada a ver com o Dia de São Valentim e é comemorado em 12 de junho. Como todo bom brasileiro, há sempre segundas intenções. Pois você sabia que o dia dos namorados é mais uma data comercial no Brasil?

A comemoração nacional foi criada em 1949, quando a extinta rede de lojas Clipper, diante do desaquecimento de vendas no mês de junho, contratou o publicitário João Dória, pai do ex-prefeito e ex-governador de São Paulo João Doria Jr, com o objetivo de melhorar suas vendas no referido mês.

O publicitário, com intuito de solucionar a queda de vendas, se inspirou na comemoração de Valentine’s Day, que acontece no Estados Unidos desde 1940, e também considerou a homenagem realizada no dia 13 de junho, ao Santo Antônio, santo conhecido no Brasil como o “santo casamenteiro”.

Diante deste cenário, o publicitário, estrategicamente escolheu o dia anterior, dia 12 junho, para divulgar a campanha que então consagraria a comemoração do dia dos namorados no Brasil. Com o slogan, “Não é só com beijos que se prova o amor!”, a campanha foi considerada um sucesso, alavancando as vendas e criando a tradição de troca de presentes no dia 12 de junho, no Brasil. Desde então, casais comemoram a data e trocam presentes, com o intuito de reafirmar o amor. E o famoso Santo Casamenteiro encerra as homenagens dos namorados com a promessa de relacionamentos mais duradouros e sólidos.


Mas o hábito de entregar um presente para quem se ama tem mais de 600 anos! Pois é, muito antes de você pesquisar ideias para presentes românticos, o famoso “jantar à luz de velas” era algo praticamente rotineiro. E qual seria o presente perfeito para este dia? Poderia ser flores, chocolates, ou quem sabe um belo cartão romântico, não é mesmo? Pois saiba que o presente mais comum na Alemanha, no Dia dos Namorados, é um porco. Sim, é isso mesmo. Você não leu errado! Na Alemanha, acredita-se que o porco simboliza sorte e luxúria, por isso é muito comum presentear a pessoa amada com um “porco da sorte”

Richard Cadbury (1835 – 1899) foi o grande responsável pela popularização das caixas de bombons em forma de coração. A marca Cadbury iniciou este comércio com um duplo objetivo. Para além de apresentar os seus chocolates de uma forma super-romântica e poética, a caixa, por ser tão bonita, era utilizada para guardar lembranças e cartas de amor (assim que os chocolates fossem todos comidos). 

Esta prática era bastante comum na Época Vitoriana, na Inglaterra, existindo, ainda hoje, alguns exemplares destas caixas vintage (consideradas joias de família e bastante valiosas para colecionadores).

Já parou pra pensar: o que significam as flores no Dia dos Namorados? Em Taiwan, o dia dos namorados – ou dia de São Valentim – é considerado muito especial, lá as pessoas lançam lanternas flutuantes no céu para desejar sorte ao casal, mas o gesto mais comum, é oferecer flores à pessoa amada, e a quantidade de rosas tem todo um significado: 

1 Rosa vermelha significa “Amor Único”; 

99 Rosas expressam “Amor para Sempre”; 

108 Rosas simbolizam um pedido de casamento. 

Quem mais vai passar a contar as flores do buquê? Eu provavelmente vou!
As rosas vermelhas com certeza lideram as vendas de flores no dia dos namorados, mas você sabe porquê? A rosa vermelha era a preferida de Vênus, a Deusa do Amor em Roma! Além disso, está provado que vermelho é a cor do amor e relaciona-se com sentimentos forte e emoções amorosas.

No País de Gales, as flores e os chocolates não são propriamente os presentes ideais para o homem oferecer à sua amada. Por lá o presente ideal é uma “colher do amor”. E se você pensa que esta colher é sinônimo de um presente simples e banal está muito enganado! Estas “colheres do amor”, além de serem bastante trabalhadas, apresentam pormenores únicos, com vários símbolos, e padrões com diferentes significados.

Não é só no filme, mas também na vida real que Julieta recebe cartas. A cidade de Verona, na Itália, recebe milhares de cartas, dirigidas a Julieta Capuleto (a famosa personagem da obra-prima “Romeu e Julieta”), no Dia dos Namorados. Pessoas de todo o mundo escrevem, nesta data, cartas pedindo conselhos amorosos e apoio à própria Julieta. Estes manuscritos são recebidos por uma equipe de voluntários, o Juliet Club (Clube Julieta), que faz questão de responder a todos os textos enviados, sempre em nome da heroína mais famosa da literatura, mantendo viva esta tradição epistolar.

Um dos cartões mais antigos foi emitido em 1415 por Charles, duque de Orleans, a sua esposa, quando era prisioneiro na torre de Londres. O cartão é preservado no Museu Britânico.  Ah, nesta data estima-se que mais de 220 mil pedidos de casamentos são feitos todos os anos no dia dos namorados.

Será que amanhã sai o pedido de casamento, ou renovação de votos que você tanto esperava? Espero que tenha gostado dessas curiosidades sobre o Dia dos Namorados. Obrigada pela leitura, me siga nas minhas redes sociais: 
TikTok 
Instagram 
Twitter

 

Você também pode gostar