Cultura de paz e respeito às diversidades marcam recepção aos calouros

Um novo mundo. Assim a Unesc foi apresentada aos seus calouros na manhã e tarde de ontem. Ao entrar no Auditório Ruy Hülse, os estudantes encontraram surpresas, diversão, cultura, conhecimentos e uma decoração temática de Harry Potter. A Recepção aos Calouros é realizada todos os semestres pela Reitoria da Universidade e envolve diversos setores da Instituição.

Acolhidos por personagens de Hogwarts, os professores Minerva McGonagall e Albus Percival Wulfric Brian Dumbledore, os calouros foram apresentados à Instituição, participaram de sorteios de brindes e prestigiaram apresentações realizadas pelo Musical e pelo Coral Unesc, pela Cia de Dança e pelo aluno de Artes Visuais Kauê Beletini, na identidade de Ohara Gray, que despertou reflexões sobre igualdade e humanidade.

Bem-vindos

Durante o evento, a reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta, que destacou as oportunidades que a Unesc oferece para os alunos em ensino, pesquisa e extensão. “Em todos os espaços existem profissionais formados pela Unesc. E junto com eles, projetos diversos se desdobram por todo o mundo. É uma alegria vê-los iniciando esta caminhada. Na nossa Universidade, que há mais de 50 anos contribui para o desenvolvimento da região, encontrarão mais do que ensino de qualidade. Aqui existem oportunidades no ensino, na pesquisa, na extensão e principalmente no contato direto com a comunidade”, afirmou a reitora.

O vice-reitor, Daniel Preve, conversou com os acadêmicos e também deu ênfase nos espaços de possibilidades criados dentro da Unesc. “Aqui encontramos cultura, esporte, diversidade e educação. Vivemos momentos marcantes e encontramos pessoas que fazem a diferença. É muito mais que uma graduação, então busque conhecimento, se mova e se prepare para a vida. A Universidade tem muitas possibilidades a oferecer”, destacou Preve.

Viva o campus

A pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, também conversou com os calouros e compartilhou sua paixão pelos locais da Universidade. “Nosso campus é grande e rico, com muitas possibilidades. Queremos que vocês também vivam estes espaços, que buscamos diariamente tornar melhor com muito trabalho e carinho. Viva o campus da Unesc, ele tem muito a oferecer”.

Os estudantes também ouviram o presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes), Alexandre Bristot, que apresentou o diretório aos que estão chegando à Universidade. “Um dos pilares da Unesc é o movimento estudantil e somos a representatividade dos acadêmicos frente as decisões que influenciam nossas vidas na Universidade. Somos a voz do estudante, mas é importante que ele também participe, que busque fazer a diferença. Só assim vamos conseguir melhorar cada vez mais”.

Acolhimento

Os novos estudantes ainda puderam contar aos participantes a sua trajetória até chegar à Universidade. Victor Fernandes cursava Engenharia Civil na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), mas não se identificou com a área e resolveu mudar para o curso de Pedagogia na Unesc. “A Pedagogia é transformadora, pois ela ajuda na formação de crianças, adultos e de idosos. É muito bom fazer parte disso”.

Já para a estudante da primeira fase de Medicina Luiza Cardoso, ressaltou que a  aproximação da Universidade com os acadêmicos é essencial. “É muito interessante essa preocupação que a Unesc tem com os calouros. Essa recepção e apresentação do que é a Universidade nos faz sentir muito mais acolhidos”, enfatiza.

Atualmente a Unesc conta com mais de 13 mil estudantes e já formou mais de 31 mil profissionais em suas graduações, especializações, mestrados e doutorados.

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.