Cuidar da saúde também é coisa de homem

As equipes de cinco unidades de saúde de Morro da Fumaça vão estar de prontidão neste sábado, 25, para intensificar a campanha do Novembro Azul, que marca a luta contra o câncer de próstata. As unidades do Centro, Estação Cocal, Valsechi, Cohab e Graziela ficam abertas das 9 às 16 horas para ampliar o atendimento aos homens acima de 45 anos que queiram cuidar da saúde por meio da prevenção.

De acordo com o secretário do Sistema de Saúde, Robson Francisconi, o objetivo da mobilização é conscientizar os homens sobre a importância de cuidar da sua saúde. “O câncer de próstata é o mais comum entre os homens, depois do câncer de pele. Não é possível evitar esta doença, mas quando diagnosticada precocemente as chances de cura aumentam em 90%. Por isso a importância de buscar os devidos cuidados”, comentou o secretário.

O rastreamento do câncer de próstata é feito por meio da realização de exames de rotina, seja por toque retal ou dosagem de PSA. No mês de novembro foi disponibilizada uma cota extra para a realização dos exames de sangue PSA nas unidades de saúde de Morro da Fumaça, que é capaz de diagnosticar aproximadamente 80% dos casos desta doença.

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.