Notícias de Criciúma e Região

Cuidados com a imagem nas redes sociais profissionais

Praticamente toda empresa tem perfis na internet, muitas vezes presente em vários canais ao mesmo tempo: Instagram, Twitter, YouTube, Facebook, LinkedIn, WhatsApp, TikTok… etc. Mas será que precisamos ter tudo? Qual deles é o mais importante? Qual vende mais? E com será o posicionamento da empresa nesses canais? Eu conversei no início desta semana com a publicitária Alessandra Koga, sócia da Neuro Digital em um dos meus canais, o Instagram @marinanuernberg_consultoria sobre este assunto e o bate-papo rendeu tanto, que resolvi trazer para cá também.

Dicas para construir um perfil profissional adequado: Adequação, assim como acontece na imagem pessoal, sempre vai depender: para quem é, quando ocorre e onde acontece. Responda essas perguntas para saber o que é adequado para o perfil da sua empresa e estará mais próximo da adequação. Uma empresa tem que ter claro qual é sua área de atuação e o que permeia, quais são os assuntos próximos que também fazem sentido serem explorados. Por exemplo: Como Consultora de Estilo faz sentido meu conteúdo abordar também cabelos, maquiagens e comportamentos, não somente sobre roupas porque fazem parte da imagem pessoal. Mas não faz sentido algum eu falar sobre jardinagem ou eletrônica, são assuntos que eu até posso me interessar, mas estão distantes do meu tema principal. No seu perfil profissional, foque no seu tema principal e temas correlatos.

Exemplos de como a imagem nas redes sociais pode afetar a carreira e a imagem profissional: Incoerência, instabilidade e distanciamento prejudicam seu perfil. Incoerência faz parte do tema abordado no item acima, conteúdos que fogem da sua área de atuação e deixam sua audiência confusa, são tantos assuntos abordados e no fim você não é lembrado por nada. Instabilidade é sobre sumir da rede, não sustentar uma frequência saudável e aparecer só de vez em quando faz com que você também seja lembrado só de vez em quando. Distanciamento é esquecer que, por mais profissional que seja o perfil, ele também tem que aproximar as pessoas. Isso significa humanizar, mostrar as pessoas usando, fazendo, consumindo, vivendo. Sua audiência precisa se conectar com você e isso não ocorrerá se você mostrar apenas fotos dos seus produtos.

Como a roupa pode interferir já que meu trabalho é exclusivo online? Sua roupa interfere em tudo a todo momento. Ela muda sua postura, seu humor, seu jeito de se comunicar, o jeito como as pessoas te percebem e te tratam. Um trabalho online ainda tem presença digital, seja foto ou vídeo nos canais ou ainda as conhecidas reuniões por vídeo. Não é porque você trabalha online que ninguém te vê, mesmo que seja somente a parte de cima e rosto, você é visto e por isso: arrume-se! 

Até que ponto deve se mostrar real que conecta com o público: Essa é uma  linha tênue e a decisão deve ser guiada baseada no primeiro e o segundo tópico acima: adequação e bom senso para conectar as pessoas, com você e sua especialidade, mas também não deixar de mostrar a vida real. Pessoas se conectam com pessoas e não com produtos. Uma boa sugestão é mostrar, dentro da sua rotina, o que faz parte da sua profissão. O que você faz que conecta, que tem a ver com sua área, seus estudos, sua rotina de trabalho, sua preparação para ele. 

Redes sociais são ótimas para visibilidade do negócio, para vender mais e crescer o negócio quando são usadas da forma correta. Aprenda, ajuste e aperfeiçoe a sua para ter os resultados que deseja. 

Marina Nuernberg é Consultora de Estilo, especialista em atendimento feminino com 14 anos de experiência no mercado da moda. Nesta coluna quinzenal ensina como você pode externar seu potencial através da imagem. Acesse este link para saber mais: https://marinanuernberg.com.br.

Você também pode gostar