Cuidado na pista

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) começa amanhã, trabalhos de melhorias com recomposição asfáltica na BR-101, entre o km 380 – Içara – ao km 409 (Araranguá). As atividades fazem parte das ações que a autarquia mantem para conservação e manutenção da rodovia federal, no trecho entre os municípios de Paulo Lopes e Passo de Torres.

Ao mesmo tempo das melhorias, serão executados trabalhos paralelos para conservação de pistas e estruturas. O sistema de drenagem recebe limpeza de caixas coletoras (bocas-de-lobo) no segmento de plataforma e vias lindeiras, limpeza de bases nas proteções de concreto (New Jersey), roçadas na vegetação rasteira e arbórea, além da retirada de sedimentos em bordos e acostamentos.

As atividades serão feitas em ambas as pistas. Esse tipo de recomposição agrega maior volume de massa asfáltica que os trabalhos de tapa-buracos, porém, em espaços menores que as melhorias feitas com fresagem. Ações desse tipo visam a manutenção das camadas asfálticas até a execução de melhorias com aplicação de microrrevestimento.

Com chuva, todas as atividades são suspensas. Para os usuários da rodovia federal, o Dnit pede que seja respeitado o local em melhorias, evitando a parada desnecessária com o veículo. Além disso, é preciso reduzir a velocidade e observar a sinalização vertical provisória instalada. Trabalhadores e equipamentos estão em constante circulação pelas frentes de melhorias, se expondo ao fluxo de longo curso ou tráfego local de veículos.

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.