Notícias de Criciúma e Região

Cronograma de encontros é definido e Plano de Desenvolvimento Regional começa a ser desenhado

O Plano de Desenvolvimento Regional da Associação do Municípios da Região Carbonífera (Amrec), já começou a ser construído. O primeiro encontro aconteceu ontem, 11, com o município de Balneário Rincão. Nesta quarta-feira, 12 será a vez de Içara e Cocal do Sul.

Os encontros seguem um cronograma definido pela Unesc e acontecerá com os 12 municípios da Associação da Região Carbonífera (Amrec). O Plano de Desenvolvimento Regional é uma iniciativa da Amrec em parceria com a Unesc, que disponibilizará uma equipe de pesquisadores para a sua elaboração, num investimento no valor de R$372 mil por parte da Amrec, em contraprestação aos serviços a serem desenvolvidos pela Universidade.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

“Este é um momento importante para a recuperação dos municípios. Entendemos o grande valor desse planejamento, principalmente por ser um momento tão difícil para a economia, que está comprometida. Este Plano abrirá portas, possibilitará trabalhos e mostrará para a sociedade a força dos municípios da Região Carbonífera. Acreditamos que este é o momento certo. Uma resposta para dias incertos. As expectativas são positivas”, aposta o presidente da Amrec e prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magagnin.

Esforço em conjunto

Durante o lançamento do Plano na última semana, a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, comentou que o trabalho é um esforço em conjunto. “Esse momento se consolida pela sensibilidade dos nossos gestores públicos municipais que, em tempos tão desafiadores e repletos de situações difíceis, tem a clareza e a sabedoria para planejar os caminhos futuros da nossa região”, salientou.

Ao longo dos próximos meses a Universidade fará, por meio de pelo menos dez pesquisadores, diversos debates e pesquisas junto ao setor produtivo de cada município, em um processo que contará com 20 encontros, divididos em sete etapas de trabalho organizadas de forma clara. Conforme a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Coelho Lopes, os encontros iniciarão com a apresentação de dados já coletados e analisados como pré-diagnóstico a ser aprofundado ao longo dos trabalhos.

O trabalho, conforme Thiago Rocha Fabris, será dividido nos quatro momentos: diagnóstico, Setores-chaves e eixos e objetivos estratégicos, Projetos estratégicos e Modelo de Governança, todos com número de encontros e datas pré-definidas. Diante do cenário imposto pela pandemia, por tempo indeterminado os encontros serão realizados de forma virtual.

Cronograma de encontros

11/08 – 9h às 12h – Balneário Rincão

12/08 – 9h às 12h – Içara

12/08 – 14h às 17h – Cocal do Sul

13/08 – 9h às 12h – Forquilhinha

14/08 – 9h às 12h – Orleans

14/08 – 14h às 17h – Nova Veneza

18/08 – 9h às 12h – Morro da Fumaça

19/08 – 9h às 12h – Urussanga

19/08 – 14h às 17h – Treviso

20/08 – 9h às 12h – Siderópolis

21/08 – 9h às 12h – Criciúma

21/08 – 14h às 17h – Lauro Muller

Você também pode gostar