Crimes eleitorais são registrados em Santa Catarina
Ao todo já foram registrados 10 casos no Estado
Santa Catarina já registrou 10 casos de crimes eleitorais na manhã deste domingo, dia 2. De acordo com o tenente-coronel Aldo Vidal dos Santos Junior, chefe do Centro de Comunicação Social da PMSC, seis foram casos de propaganda política de qualquer natureza, sendo dois em Caçador, dois em Garopaba, um em Tubarão e um em Campos Novos.
Também foram registradas duas bocas de urna, uma em Florianópolis e uma em Criciúma. Ainda registrou um caso de descumprimento de procedimento para apuração eleitoral em Itapema, que acabou não se confirmando no local.
Ministério da Justiça reporta 275 crimes eleitorais no país
Foram registrados 275 crimes eleitorais em todo o país neste domingo, dia 2, segundo informou o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Crimes comuns nos locais de votação, por outro lado, marcaram 58 ocorrências.
Ao todo, 121 pessoas foram presas.
São considerados crimes eleitorais, segundo o Ministério, a violação e a tentativa de violar o sigilo do voto, a compra de votos, também chamada de corrupção eleitoral, e boca de urna.
Incidentes de segurança pública e defesa civil totalizaram 33 ocorrências
Até o momento, a Polícia Federal já registrou 26 procedimentos de polícia judiciária, sendo seis de propaganda de boca de urna e 15 de divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos.
Ao longo de todo o período da propaganda eleitoral, a PF já instaurou 116 inquéritos policiais – sendo 23 flagrantes -, lavrou 12 Termos Circunstanciados, conduziu 124 pessoas para prestar esclarecimentos em suas unidades e apreendeu R$ 2.949.377,71 em bens materiais (dinheiro, veículos, celulares, cestas básicas e outros).
PF já conduziu 53 pessoas para delegacia por supostos crimes eleitorais neste domingo
A Polícia Federal já conduziu 53 pessoas para a delegacia e apreendeu R$ 55 mil em dinheiro e bens que supostamente seriam usados em crimes eleitorais neste domingo. Foram oito inquéritos instaurados e oito termos circunstanciados assinados.
Os números são do Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), em Brasília, que faz o monitoramento do trabalho dos agentes de segurança pública de todo o país.
Fonte: CNN