Criciúma vence Grêmio em Porto Alegre por 2 a 1
Partida é válida pela 5ª rodada do Brasileirão, que estava atrasada
Na partida atrasada da quinta rodada do Brasileirão, o Criciúma foi até Porto Alegre para enfrentar o Grêmio, na Arena. Em uma partida equilibrada, a pressão carvoeira prevaleceu e o Tigre levou a melhor, vencendo por 2 a 1.
Primeiro tempo
Aos seis minutos, Braithwaite recebeu e dominou na frente do goleiro Gustavo, mas chutou para fora.
Aos dez minutos, Rodrigo Caio e Marchesín se atrapalharam com a bola na área gremista, a sobra ficou com Fellipe Matheus, que deu um toque forte de cobertura. O chute, porém, passou por cima da goleira.
Aos 13, o Tigre abriu o placar com Arthur Caíke. Allano entrou pela direita e cruzou para a área. Newton recebeu e mandou para Caíke, que chutou, mas a bola foi na trave. Na sobra, o atacante arrematou e marcou.
Aos 17, Monsalve recebeu amarelo por simulação na área carvoeira.
Aos 22 minutos, João Pedro tentou de fora da área, mas Gustavo não deixou passar.
Aos 25, Soltedo tentou cruzar pela direita, mas o arqueiro carvoeiro interceptou o lance.
Aos 29 minutos, Newton avançou pela esquerda, chegou perto da goleira do time gaúcho, mas a zaga interceptou a jogada.
Aos 33, Arthur Caíke e Rodrigo Caio se chocaram na grande área e o zagueiro gremista ficou caído.
Aos 42, Gustavo Martins tentou cruzar na área do Criciúma para Braithwaite, mas a bola foi interceptada por Marcelo Hermes.
Mesmo com três minutos de acréscimo, a primeira etapa chegou ao fim com vantagem do Tigre.
Segundo tempo
Os times não se mexem para o retorno ao campo. Grêmio colocou pressão na tentativa do empate, mas o Criciúma segura.
Aos quatro minutos, Soltedo tentou jogada pela direita, cruzando para a área carvoeira, mas Newton interceptou.
Aos cinco, Newton já foi para o ataque, aparecendo na área gaúcha, sem marcação. O chute, porém, foi por cima da goleira adversária.
Aos seis, Braithwaite recebeu na área, mas mandou para fora de cabeça. Depois do lance, o Tigre trocou pela primeira vez, colocando Claudinho no lugar de Dudu.
Aos sete minutos, Newton recebeu cartão amarelo por falta em Cristaldo.
Aos dez, Fellipe Mateus também levou amarelo, por falta em Monsalve.
Aos 11, Allano recebeu na grande área, mas não conseguiu ângulo e foi interceptado pela zaga gaúcha.
Aos 13 minutos, Diego Costa entrou no lugar de Cristaldo.
Aos 21, a pressão dos gaúchos rendeu o empate. Pela esquerda, Villasanti dominou com espaço e chutou de canhota. A bola passou pela zaga e foi direto para a rede, no canto esquerdo de Gustavo, deixando tudo igual no placar.
Aos 25 minutos, Diego Costa ficou com a bola na pequena área, mas mandou por cima da goleira.
Aos 26, o Criciúma fez duas alterações. Saíram Fellipe Mateus e Matheusinho, entraram Jhonata Robert e Ronald Lopes. Na hora de sair de campo, Matheusinho para para ajeitar a meia, segura o jogo e leva amarelo.
Aos 29 minutos, Jhonata Robert já avançou, escapando da marcação e chutando para a goleira do time de Porto Alegre. A bola, no entanto, foi para a linha de fundo.
Aos 33, o Tigre marcou mais um. Allano foi pela direita, rolou para Caíke, que entregou para Ronald. O volante chutou de direita, de fora da área, direto no ângulo de Marchesín, que não alcançou a bola. 2 a 1 para o Criciúma.
Aos 37 minutos, várias trocas. No time carvoeiro, Barreto e Arthur Caíke saíram para a entrada de Walisson Maia e Felipe Vizeu. No Grêmio, João Pedro, Braithwaite e Monsalve deixaram o campo, entraram Edenílson, Arezo e Aravena.
Aos 39, Diego Costa fez falta em Walisson Maia e levou cartão amarelo. Por reclamação, Maia acabou levando amarelo também.
Aos 40 minutos, Soltedo cruzou pela direita, na cabeça de Gustavo Martins. O zagueiro, porém, mandou para fora.
Aos 44, mais uma alteração no Grêmio. Saiu Dodi, entrou Ronald.
Aos 46 minutos, Gustavo Martins tentou de cabeça, mas Gustavo salvou.
Aos 51, Ronald Lopes derrubou Soltedo na entrada da grande área e levou amarelo. Na cobrança de falta, a bola foi para todos os lados na área, mas parou nas mãos do goleiro carvoeiro.
Mesmo com sete minutos de acréscimo, o fim do jogo chega em Porto Alegre, com vitória do Tigre.
Resultado
Com o resultado, o Criciúma fica com 32 pontos, na 13ª posição. O time gaúcho fica logo abaixo, no 14º lugar na tabela, com 31 pontos.
A próxima partida do Tricolor Carvoeiro será contra o Bahia, na Arena Fonte Nova, domingo (29), às 18h30. Já o Grêmio enfrenta o Botafogo, no dia anterior, sábado (28), às 21h, na Arena BRB Mané Garrincha.
FICHA TÉCNICA
Grêmio 1 x 2 Criciúma – 5ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A
Data: 25 de setembro de 2024, quarta-feira
Horário: 19h
Local: Arena do Grêmio (Porto Alegre, RS)
GOLS: Villasanti, aos 21’/2ºT (Grêmio); Arthur Caíke, aos 13’/1ºT, Ronald Lopes, aos 33’/2ºT (Criciúma).
GRÊMIO: Marchesín; João Pedro (Edenílson), Gustavo Martins, Rodrigo Caio e Reinaldo; Villasanti, Dodi (Ronald), Cristaldo (Diego Costa) e Monsalve (Aravena); Braithwaite (Arezo) e Soteldo. Técnico: Renato Gaúcho.
CRICIÚMA: Gustavo; Dudu (Claudinho), Rodrigo, Tobias Figueiredo e Marcelo Hermes; Barreto (Walisson Maia), Newton, Fellipe Mateus (Jhonata Robert) e Matheusinho (Ronald Lopes); Allano e Arthur Caíke (Felipe Vizeu). Técnico: Cláudio Tencati.
Cartões amarelos: Monsalve, aos 17’/1ºT (Grêmio), Diego Costa, aos 39’/2ºT; Newton, aos 7’/2ºT, Fellipe Mateus, aos 10’/2ºT, Matheusinho, aos 26’/2ºT, Walisson Maia, aos 39’/2ºT, Ronald Lopes, aos 51’/2ºT (Criciúma).
Arbitragem
Árbitro: Davi de Oliveira Lacerda (ES)
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (GO) e Douglas Pagung (ES)
VAR: Daiane Muniz (SP)