Criciúma: Rua no bairro Santa Bárbara é fechada e altera o trânsito
Interdição deve permanecer até, ao menos, dezembro
Devido as obras do Canal Auxiliar do Rio Criciúma, no bairro Santa Bárbara, o trânsito na rua Artur Pescador foi interrompido nesta quinta-feira, dia 21. A interdição deve seguir até, ao menos, dezembro tendo em vista as obras que serão realizadas na ponte da via que liga a rua Henrique Lage à Avenida Centenário.
Durante a realização dos trabalhos, a rua estará liberada, apenas, para o trânsito local, de moradores da área. Até o momento, os trabalhos interromperam somente a passagem de pedestres pela ponte, devido a movimentação de máquinas.
Inicialmente a Casan e a SC Gás irão trabalhar no local para realocação das redes de distribuição. Posteriormente, a ponte será demolida para a colocação das aduelas do Canal e uma nova será construída totalmente pavimentada. O investimento total da obra é de R$ 4.539.895,74, provenientes de convênio com a Caixa Econômica Federal (CEF).
“Pedimos aos comerciantes que tenham paciência que a obra irá durar até dezembro e que orientem os clientes a estacionarem em outro local, na praça da Santa Bárbara, por exemplo, para não atrapalhar. Terão máquinas e operários trabalhando no local. Nossos agentes de trânsito estão monitorando em tempo integral, sempre passando ali para ver como está a obra que é de suma importância para o município”, orienta o gerente de Operações da Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT) de Criciúma, Adriano Batista da Silva.
Quem quiser acessar a Avenida Centenário ou a rua Henrique Lage deve utilizar as ruas Domênico Sônego e Ângelo Peruchi. “Pedimos paciência aos moradores do edifício. Qualquer necessidade as pessoas podem ligar no 118 ou o número da DTT- (48) 3431-0300– para dar qualquer tipo de apoio, queremos garantir a segurança da obra e a mobilidade”, comenta Adriano.
Canal Auxiliar
O Canal Auxiliar é uma obra de macrodrenagem do Rio Criciúma. O prolongamento em 150 metros do canal tem o objetivo de prevenir enchentes e aumentar a capacidade de vazão do rio. Segundo estudos, as enchentes que ocorriam com frequência na bacia, eram resultados do crescimento rápido da cidade. Sem uma obra de macrodrenagem há muito tempo, o solo foi se impermeabilizando.
“A obra é essencial para prevenir alagamentos, solucionar problemas prejudiciais a saúde da população, ao meio ambiente e transtornos no trânsito. No trecho da ponte, o canal terá 13,6 metros de largura e 3,6 metros de altura”, afirmou o secretário municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Tita Belloli.
Os trabalhos iniciaram atravessando a região central da cidade, em uma extensão de 1,7 mil metros, entre as ruas Mario da Cunha Carneiro e Vitório Serafim. Além da implantação do canal, foram construídas quatro pontes e realizado o desassoreamento do rio entre a Avenida Centenário e a rua Araranguá. Na segunda etapa, em 2017, a obra cobriu 780 metros do rio entre as ruas Vitório Serafim e Ângelo Peruchi, no bairro Santa Bárbara.