Criciúma realiza Dia D de Combate à Dengue neste sábado

Equipe estará na praça Nereu Ramos, das 8h ao 12h, para orientar a população sobre ações de prevenção da doença

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Criciúma fará uma ação de conscientização sobre a dengue neste sábado, dia 27, no Dia D de Combate à Dengue. A equipe do CCZ estará no local das 8 horas às 12 horas, com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre os cuidados para prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti, principal transmissor da doença.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

“Vamos expor alguns recipientes que podem acumular o mosquito e suas larvas, distribuir panfletos com orientações para evitar esses criadores, e esclarecer dúvidas quanto aos tipos de serviços que oferecemos à população”, explicou a coordenadora da CCZ, Simone Cristina da Cruz.

No combate à dengue, o CCZ realiza a vistoria constante de suas armadilhas, sendo verificadas em média 600 delas por mês. Além disso, a vigilância também ocorre em 180 pontos estratégicos, locais onde se desenvolvem atividades de risco de procriação do mosquito, como centros de reciclagem, borracharias, cemitérios e ferros-velhos.

O município encerrou o ano de 2020 com 49 focos do mosquito. Dos 13 focos identificados neste ano, 12 já foram eliminados. No momento, há apenas um local ativo, que passará por uma varredura na próxima semana, para verificar se há reincidência. O órgão ainda realiza pesquisas em demais lugares suspeitos e delimitação de área segura em caso de identificação de focos do Aedes Aegypti.

O Centro de Controle de Zoonoses

O CCZ é responsável pelo desenvolvimento e execução de estratégias de vigilância, prevenção e controle de doenças transmitidas por animais às pessoas. Inaugurado em 2011, o CCZ completou em outubro dez anos de serviços prestados à cidade.

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.