Criciúma quer resgatar passeios de trem no Sul catarinense
A Fundação Cultural de Criciúma (FCC) e a Ferrovia Tereza Cristina (FTC) estão conversando para resgatar os passeios de Maria Fumaça no Sul catarinense; a ideia é que eles saiam do Parque dos Imigrantes no Rio Maina
Criciúma está em busca de resgatar os passeios de trem nos trilhos do Sul catarinense. A Fundação Cultural de Criciúma (FCC) e Ferrovia Tereza Cristina (FTC) estão trabalhando em conjunto no projeto intitulado: ‘Passeio de trem: uma viagem na história’. A intenção é que o passeio de Maria Fumaça saia do Parque dos Imigrantes, no Rio Maina, e percorra diversas rotas.
Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.
“O passeio de trem com a nossa Maria Fumaça é um resgate da riqueza do nosso município com a ferrovia, que percorrerá pontos históricos da região. Os turistas desfrutarão de belezas naturais, além das inúmeras atrações a bordo da locomotiva”, afirma o prefeito Clésio Salvaro.
Os passeios terão início em uma estação que será construída no parque e terão rotas diversas, como: Criciúma x Urussanga, Criciúma x Tubarão e Criciúma x Siderópolis x Treviso. “Queremos trazer um desenvolvimento social e econômico para Criciúma. Ainda hoje transportamos mais de 200 toneladas de carvão, e agora queremos resgatar o passeio de trem como opção turística”, explicou o presidente da FCC, Zalmir Casagrande. “Os passeios com a famosa Maria Fumaça eram um atrativo no século XX na região”, completou.
Uma reunião foi realizada nesta quarta-feira, dia 26, entre a FCC e a FTC em busca de viabilizar esse projeto. O encontro ocorreu no Centro Cultural Jorge Zanatta. O encontro reuniu o presidente da FCC, o diretor de turismo da FCC, Ismail Ahmad Ismail, o diretor da FTC, Benony Schimitz Filho e o engenheiro de operações da FTC, Anildo Mazuco Filho.