Notícias de Criciúma e Região

Criciúma promove curso de letramento racial para servidores públicos

Encontro integra uma série de formações desenvolvidas para melhorar o entendimento e desempenho dos funcionários

Com o objetivo de orientar sobre racismo e suas consequências aos gestores do município, consolidando uma abordagem antirracista nos órgãos públicos de Criciúma, a prefeitura de Criciúma, através da Escola Municipal de Governo (EMG), promoveu o curso “Letramento Racial no Serviço Público”. “A capacitação teve o propósito de combater o racismo e faz com que os colaboradores desenvolvam o entendimento sobre as questões raciais para que, juntos, possam criar posições antirracistas dentro do ambiente de trabalho de cada um deles”, afirma a coordenadora do Programa Municipal de Educação para Diversidade Étnico-Racial (PMEDER) e conselheira do Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial de Criciúma (Copirc), Andreza Fidelis.

Participaram do encontro cerca de 80 servidores públicos de Criciúma e 16 funcionários da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura do município de Grão-Pará. O encontro fez parte de um conjunto de ações, cursos e palestras desenvolvidas pela EMG. “É essencial contribuir para a prevenção do racismo e da discriminação a partir da participação na construção de uma corporação preocupada em promover um espaço de equidade para os colaboradores”, relata a presidente do Conselho Municipal de Educação de Criciúma (Comec), Daniela Chagas.

Escola Municipal de Governo

O município de Criciúma implementou a EMG para capacitar e orientar os servidores públicos. A iniciativa é vinculada à Secretaria-Geral e à Secretaria Municipal de Educação. “A criação da EMG demonstra o compromisso da Administração Municipal em melhorar os serviços prestados à população, contribuindo para uma gestão pública mais eficiente, transparente e alinhada com as necessidades dos cidadãos. Oferecemos capacitações que visam promover um ambiente de trabalho mais saudável, inclusivo e consciente das diversidades”, explica a diretora do setor de Gestão de Pessoas da Prefeitura de Criciúma, Camila Nunes.

Você também pode gostar