Notícias de Criciúma e Região

Criciúma inaugura Fazenda Solar e memorial em homenagem a Nikola Tesla neste final de semana

O evento contou com a participação da população, autoridades locais, show científico e a presença do embaixador da Croácia no Brasil

No último sábado (17), o distrito de Rio Maina, no município de Criciúma, recebeu centenas de pessoas na solenidade de entrega e apresentação da Fazenda Solar e Memorial ao inventor e engenheiro Nikola Tesla.  Além da presença dos munícipes, o evento contou com autoridades locais, espetáculo científico do grupo Ciência em Show e a presença do embaixador da Croácia no Brasil, Ranko Vilović.

O complexo instalado em anexo no Parque Imigrantes, faz parte do programa Criciúma Sustentável, que destina R$ 40 milhões à projetos voltados ao cuidado com o meio ambiente. Clésio Salvaro, prefeito do município destacou que a cidade está vocacionada para o turismo do conhecimento, e que a usina que faz parte do memorial irá produzir energia limpa e abastecer as 62 escolas da rede municipal e a maior frota de carros elétricos do Brasil, pertecente a cidade.

Fotos: Divulgação / Decom

 

Além disso, homenagens foram entregues às figuras públicas importantes, como o embaixador Vilović, a reitora da UNESC, Luciane Bisognin Ceretta, que elaborou o protejo técnico da fazenda solar e do memorial, bem como o reitor da SATC, Carlos Antônio Ferreira, que disponilizou a consultoria técnica da universidade e viabilizou a obtenção da bobina de Tesla e do gerador de Van Graff, quadros explicativos, entre outros itens que compõe o memorial.

Em seu discurso, Vilović enalteceu a iniciativa como um exemplo de uso de energia renovável, que influência no impacto social, econômico e  educacional da cidade. O espetáculo científico apresentado pelo grupo paulista Ciência em Show posteriormente,  encantou a todos, especialmente as crianças presentes no local.

Com investimento de R$ 7,1 milhões, a Fazenda Solar Nikola Tesla, foi projetada para gerar 1 MV de energia solar limpa através de painéis fotovoltaicas, qual será usada em prol da população criciumense. Já o memorial, um tributo à Nikola Tesla, será utilizado para eventos de educação científica, com ênfase na história de Tesla e seu empenho na geração de energia. O objetivo é que os visitantes possam aprender possam aprender sobre os experimentos do inventor, contando com corrente alternada, bobinas e geradores, quais foram fundamentais para o desenvolvimento da eletrecidade moderna.

Além do memorial, o complexo contará com um jardim de quase 300 girassois, quais foram plantados durante a solenidade, que simbolizam o compromisso com a sustentabilidade e a educação. As primeiras mudas foram plantadas por representantes de entidades, forças de segurança, representantes de escolas públicas e privadas, autoridades e instituições de ensino superior. As demais mudas serão plantadas por estudantes da rede municipal e dos centros de Educação Infantil da AFASC.

O memorial Nikola Tesla estará aberto ao público a partir deste final de semana.

 

 

Você também pode gostar