Criciúma fica em 1º lugar em atendimentos e apoio ao empreendedor em SC
Ranking analisou fator entre as cidades com mais de 100 mil habitantes
Criciúma foi destaque no Ranking de Atendimentos da Sala do Empreendedor em Santa Catarina. O município ocupa a 1° posição, entre as cidades catarinenses com mais de 100 mil habitantes, com a maior porcentagem de atendimentos no período de janeiro a agosto. O percentual de Pessoas Jurídicas (PJ) atendidas foi de 6,34%, relacionado ao total de Microempreendedores Individuais (MEI’s), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP’s) ativas no município.
“Em Criciúma, temos a Casa do Empreendedor, uma forma de aproximar e oferecer mais oportunidade aos pequenos negócios. A prefeitura tem o compromisso de fortalecer ainda mais a economia local, criando um ambiente favorável para o crescimento de novos negócios”, ressaltou o prefeito em exercício de Criciúma, Ricardo Fabris.
O levantamento é realizado pelo Sebrae Santa Catarina, com o intuito de destacar o esforço e o impacto de Salas do Empreendedor no suporte aos pequenos negócios (MEI, ME e EPP) e a Pessoa Física (PF). Os dados são extraídos de indicadores como: Painel das Salas do Empreendedor, realizado pelo Sebrae Nacional; Sistema de Atendimentos Sebrae (SAS); Painel Empresas SC (Observatório de Negócios Sebrae/SC); e do Censo Demográfico 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“Isso é resultado de uma gestão que olha para o empresário de maneira diferenciada. A liderança de Criciúma no ranking de atendimentos reflete a força do empreendedorismo local, e esse trabalho conjunto entre o Sebrae/SC e o município, cria um ambiente favorável ao desenvolvimento dos pequenos negócios.”, ressalta o Gerente Regional Sul do Sebrae/SC, João Alexandre Guze.
Criciúma tem 32 mil empresas cadastradas
O Ranking geral dos municípios aponta, ainda, Criciúma na 20° posição do estado. Porém, o número de pequenos negócios ativos no município é o maior, comparado as demais cidades acima no rankeamento. De acordo com o diretor de Desenvolvimento Econômico de Criciúma, Marlon de Araújo, atualmente existem mais de 32 mil empresas cadastradas na Casa do Empreendedor de Criciúma. Desse número, aproximadamente 20 mil correspondem a MEI’s e mais de 300 a PF. Somente em agosto de 2024, foram realizados quase 2 mil atendimentos presenciais.
“Os dados mostram que Criciúma é o município com o maior índice de resolutividade dos atendimentos na Casa do Empreendedor em Santa Catarina, comparados a outros municípios com menor demanda. Isso demonstra o apoio constante ao desenvolvimento econômico local. Estamos entre as cidades mais rápidas para a abertura de uma empresa, fortalecendo nosso compromisso com os pequenos empreendedores”, afirmou o diretor.
Casa do Empreendedor de Criciúma
Localizada no Paço Municipal Marcos Rovaris, a Casa do Empreendedor é um setor da prefeitura que oferece, há seis anos, equipamentos de apoio às pessoas físicas e jurídicas na criação e continuidade de um negócio. O setor foi instalado a partir do entendimento de que a burocracia para abrir uma empresa é, por vezes, um obstáculo para os empreendedores. A Casa do Empreendedor foi idealizada para que o processo de abertura de um novo negócio se tornasse mais prático e ágil, afetando diretamente o desenvolvimento econômico da cidade.