Notícias de Criciúma e Região

Criciúma estreia no estadual contra o Figueirense

Confronto ocorre às 16h30, no estádio Heriberto Hülse

O Criciúma faz sua estreia no Campeonato Catarinense 2024. O Tigre, atual campeão estadual, recebe o Figueirense na tarde deste sábado, 20, pela primeira rodada da edição de 100 anos da competição organizada pela Federação Catarinense de Futebol (FCF). O confronto ocorre às 16h30, no estádio Heriberto Hülse. 

Para o primeiro jogo do estadual, o técnico Cláudio Tencati poderá contar com o colombiano Yerson Candelo, que está com o nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Já o uruguaio Baltasar Barcia e o atacante Renato Kayzer atuaram com a camisa do Tigre na vitória contra o Marcílio Dias por 2 a 0. A partida garantiu o título da Recopa Catarinense para os carvoeiros na última terça-feira, 16, no Majestoso. 

O lateral-direito e meia Claudinho poderá completar seu centésimo jogo com a camisa do Tigre no duelo contra o Figueirense. Natural de Nova Veneza, o atleta é cria da base carvoeira, teve uma passagem pelo Sub-20 do Atlético Mineiro e retornou ao Criciúma em 2021. Desde o seu retorno, o jogador de 23 anos conquistou o acesso para a Série B do Brasileiro, o acesso e o título do Catarinense da Série B, o título da elite do estadual, a Recopa e o acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro. 

 O elenco do Criciúma realizou o último treinamento preparatório na manhã desta sexta-feira, 19 no Heriberto Hülse. A concentração, que ocorre em um hotel da cidade, iniciará no período da noite. 

Campeonato Catarinense 2024  

 Na primeira fase, os 12 times se enfrentam no sistema de pontos corridos em turno único. Os oito primeiros colocados avançam às quartas, e os dois últimos são rebaixados. Em caso de igualdade na pontuação, são critérios de desempate: 1) mais vitórias 2) melhor saldo de gols; 3) mais gols pró; 4) confronto direto; 5) menos cartões vermelhos; 6) menos cartões amarelos; 7) sorteio.  

 As quartas de final, semifinais e final são disputadas no sistema mata-mata em jogos de ida e volta. O mando dos jogos de volta é sempre da equipe que teve melhor campanha na primeira fase. Em caso de igualdade na pontuação nas fases mata-mata e, depois, no saldo de gols do confronto, a vaga ou título sairá na disputa de pênaltis. 

 Além do confronto entre o Tigre e o Figueirense, Joinville x Marcílio Dias e Chapecoense x Hercílio Luz também se enfrentam no sábado, abrindo a competição estadual. No domingo, Internacional x Concórdia, Barra x Brusque e Avaí x Nação fecham a primeira rodada. 

Você também pode gostar