Notícias de Criciúma e Região

Criciúma deve iniciar vacinação em crianças de 3 a 5 anos no sábado

Campanha vai acontecer no fim de semana nos três parques de Criciúma

Criciúma aguarda a nota do Governo do Estado para iniciar a vacinação em crianças de 3 a 5 anos. Com a autorização, o município deve iniciar a imunização neste sábado, dia 23, na campanha Criciúma Vacina, que será realizada nos três parques de Criciúma.

“A última campanha que realizamos nos parques foi um sucesso e esperamos que essa também seja”, ressalta o secretário de Saúde de Criciúma, Arleu da Silveira.

A liberação do novo público alvo da imunização é realizada após o Ministério da Saúde recomendar a aplicação da vacina Coronavac para a faixa etária. Também passará a ter a aplicação da quarta dose do imunizante, a segunda de reforço, em adultos a partir dos 30 anos.

📲 Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Segundo o secretário, a nota do Governo deve ser enviada ao município até esta quarta-feira, dia 20. A ação de imunização acontecerá nos três parques do município nos dias 23 e 24 de julho, das 9 horas às 16 horas. Na ocasião, as equipes de saúde estarão nos espaços de lazer com imunizantes de campanhas e de rotinas, disponíveis para a população.

Para o secretário de Estado da Saúde, Aldo Batista, essa é mais uma conquista para as crianças, que tanto têm sofrido com os vírus nesse  período. “Nós voltamos a apelar para os responsáveis: levem suas crianças aos postos de vacinação, essa proteção é fundamental e temos a responsabilidade de promover todo o cuidado a eles”, afirma.

O Governo de Santa Catarina emitiu uma nota sobre a vacinação, acompanhe abaixo:

No Estado há em média 200 mil crianças nesta faixa etária e o imunizante autorizado para o grupo é a Coronavac. A liberação ocorreu após a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)

Segundo a Superintendência de Vigilância em Saúde, alguns municípios do Estado possuem doses em estoque e já podem iniciar a vacinação imediatamente. Além disso, há, na rede de frio, um estoque de aproximadamente 70 mil doses para pronto envio. O Estado aguarda ainda o posicionamento do Ministério da Saúde para o envio de novas doses.

Campanha Criciúma Vacina

Na última ação realizada no mês de junho, foram aplicadas aproximadamente 4,2 mil doses de vacinas entre Influenza, Covid-19 e vacinas de rotina. Segundo o prefeito Clésio Salvaro, Criciúma é referência em cobertura vacinal, mas nos últimos anos a procura caiu significantemente.

“A vacinação é o único meio de combater as doenças e seus agravos e nos últimos dois anos nossa cobertura vacinal caiu de 90% para pouco mais de 40%. Atualmente, devido as ações realizadas no Município, esse número subiu para aproximadamente 55%. Preocupante, visto que nossas unidades de saúde dispõem de todos os imunizantes”, ressaltou.

Ainda segundo o secretário de Saúde Arleu da Silveira, a atividade busca diminuir a baixa procura, aproximando também o Governo da população. “Aproveitando o final de semana de lazer em família, as pessoas poderão ainda se vacinar. Organizamos as campanhas para facilitar o acesso delas aos imunizantes, colocando seu esquema vacinal em dia”, frisou.

Os interessados deverão apresentar caderneta de vacinação e um documento de identificação pessoal. No caso de crianças, ainda é necessário a presença de um responsável.

Além das equipes de saúde, a mobilização vai contar com as seguintes secretarias e entidades parceiras: Secretaria de Educação, Secretaria de Assistência Social e Habitação, Diretoria de Meio Ambiente, Defesa Civil, Afasc, Unesc, Esucri, Satc, SESI
28°GAC, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Cruz Vermelha, OAB, Rotary Clube e Via Gastronômica.

Leia mais:

Mais de 4 mil doses aplicadas na campanha de vacinação em Criciúma

 

Informações: ND+, prefeitura de Criciúma

Você também pode gostar