Criciúma comemora 188 anos da PMSC e promove policiais do 9ºBPM
Evento alusivo aconteceu na tarde desta sexta-feira, dia 5, no 9º BPM
O 9º Batalhão de Polícia Militar realizou uma solenidade alusiva em comemoração aos 188 anos da Polícia Militar (PM) de Santa Catarina, na tarde desta sexta-feira, dia 5. No ato, homenageados parceiros da PM, entregaram medalhas e brasões aos policiais e autoridades do Estado, assinaram o documento de aumento de convênio com o município e realizaram o lançamento da campanha Bike Patrulha.
O ato foi prestigiado por populares, policiais militares do 9º BPM, familiares e autoridades da Região Sul de Santa Catarina. A solenidade foi realizada no Batalhão do 9º BPM de Criciúma, localizado no bairro Jardim Maristela, às 16 horas.
“Comemoramos 188 anos de existência, mas o motivo de maior orgulho para a Polícia Militar, aos meus olhos, foi uma recente pesquisa que apontou que a PM de Santa Catarina é que a população tem maior percentual de confiabilidade na instituição. Nós ocupamos a ponta da pirâmide, com 74% da confiabilidade da população. O mérito disso são esses nobres guerreiros que estão na chuva, vibrantes, e que diariamente cumprem a lei, mesmo com risco a própria vida”, enalteceu o comandante do 9º BPM de Criciúma, tenente-coronel Mário Luiz Silva.
Assinatura de convênio
A Prefeitura de Criciúma repassa mensalmente ao 9º BPM um convênio de R$ 35 mil. Na tarde desta sexta-feira, dia 5, durante o ato, o prefeito do município, Clésio Salvaro, assinou a autorização para o aumento de 42,85%, ficando o valor mensal de R$ 50 mil para a instituição.
“Quero agradecer ao prefeito de Criciúma, com a concretização de um importante convênio com a Polícia Militar de Criciúma, que vai nos ajudar muito”, agradece o comandante do 6° Comando de Polícia Militar, coronel Vilson Schlickmann.
Projeto Bike Patrulha
Durante a solenidade, o 9º BPM também lançou o projeto Bike Patrulha, que começa a ser realizado como instrumento de ordem pública nos parques de Criciúma. Salvaro realizou a entrega dos equipamentos, que serão utilizados nesta nova modalidade policial, onde os policiais militares passarão a realizar rondas ostensivas nos parques de Criciúma.
“Essa farda pesa muito nos ombros dos nossos policiais. Hoje é um dia para lembrar os 30 dias que fizeram com que os policiais estivessem ainda mais presente na vida dos catarinenses. Falo do episódio que ocorreu em Blumenau. Aqui fica o agradecimento, pois muito mais que levar a segurança para nossa gente. Vocês levaram a sensação de segurança ao nosso povo. Se nossos alunos voltaram a frequentar nossas salas de aula, devemos muito da presença militar em frente às escolas dos municípios”, enalteceu o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.
Homenagens
A Polícia Militar de Criciúma também realizou a entrega de medalhas comemorativas do 9º BPM e homenagem como “Amigo da Polícia Militar”, às autoridades do município, como forma de agradecimento pela parceria com a instituição.
O secretário de Educação de Criciúma, Celito Heinzen Cardoso, recebeu o título de “Amigo da Polícia Militar”. Receberam medalhas o secretário geral da Prefeitura de Criciúma, Arleu da Silveira, a reitora da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Luciane Bisognin Cereta, o promotor de justiça da 1 Promotoria da Comarca de Criciúma, Marcus Vinícius de Faria Ribeiro, e o promotor de justiça da 13ª Promotoria da Comarca de Criciúma, Fernando Rodrigues de Menezes Júnior.
Para a reitora da Unesc, Luciane Ceretta, foi uma grata surpresa receber, no último mês, o tenente-coronel Mário Luiz da Silva no gabinete para o convite oficial da homenagem e, nessa sexta-feira, ser presenteada com a medalha na cerimônia preparada pela PM.
“Guardarei este momento com muito carinho nas minhas memórias. Sei a responsabilidade que tenho ao ser detentora desta medalha e posso dizer que sempre, independentemente do espaço que eu estiver ocupando, serei grata e estarei disposta a trabalhar em prol da segurança de forma paralela à educação”, aponta.
A escolha de Luciane para o recebimento da homenagem, de acordo com o tenente-coronel, se deu de forma unânime pela forte parceria das instituições e, principalmente, pelo reconhecimento do trabalho que a liderança desenvolve na Universidade. “Temos na reitora Luciane uma grande parceira da Polícia Militar e uma inspiração enquanto liderança. Nada mais justo do que conceder a ela esta medalha”, pontua o comandante do 9º Batalhão.
Entrega de medalhas
Ainda foram realizadas a entrega de Brasão de Mérito a 52 policiais militares do 9º BPM e 95 medalhas comemorativas aos militares estaduais. Dentre eles, o coronel do 6º Comando Regional de Polícia Militar, Vilson Schlickmann, recebeu medalha por tempo de serviço; o coronel da reserva Márcio José Cabral, recebeu medalha lealdade e constância, bem como o coronel da reserva, Cristian Dimitri de Andrade; o tenente-coronel Sandi Muris de Medeiros Sartor, medalha comemorativa do 9º BPM e por tempo de serviço e o tenente-coronel bombeiro militar, Henrique Piovezan da Silveira, medalha comemorativa do 9º BPM.
Promoções
Entre as ações, foram realizadas as promoções de 10 policiais militares do 9º BPM de Criciúma. Os 3º sargentos Luciano Pirola e Flávio dos Santos Castro, agora passam a 2º sargento.
Também os 1º sargentos Willian Miguel Bonetti, Cristovão Feltrin dos Santos, Claudenir da SIlva, Tiago Fabrício Jacoby, Rafael Cardoso de Souza, Cristiano Guizzo, Diego Borges Rosa e Cassiano da Rocha Sabino, são promovidos a subtenente.
Os 1º tenentes Valdir Cristovão de Oliveira Júnior e Ramon Marcelina Spillere passam ao posto de capitão. Os capitães André Ferreira de Araújo e Fausto Brandalise, agora passam a major.