Notícias de Criciúma e Região

Criatividade nas férias: oficinas gratuitas de robótica

Atividades na Abadeus incluem aulas práticas com conceito básico de programação  

Os pequenos inventores que se interessam por temas como robótica, podem fazer um curso de férias gratuito, na Associação Beneficente Abadeus, no bairro Cristo Redentor em Criciúma. No conteúdo, automação industrial, robôs manipuladores, conhecimentos básicos sobre motores, sensores e estudos de futuros.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

A aulas tiveram início nesta terça-feira, 11 e ainda há vagas no período da manhã. Estão participando crianças e adolescentes, de oito a 17 anos, residentes em Criciúma. As aulas são realizadas de terça a quinta, pela manhã, das 8 às 12 horas, e à tarde, das 13h30 às 17h30, com direito a lanche nos dois períodos. No fim do mês, no dia 27, a Colônia de Férias será concluída com um Campeonato de Robótica entre os alunos.

“É um momento de lazer e aprendizado, o professor lança desafios e eles encaram. Nosso objetivo é aproximar crianças e adolescentes, da ciência e tecnologia e, assim, prepará-los para os novos desafios da Indústria 4.0. A robótica estimula o raciocínio lógico, fortalece o espírito de equipe, fomenta a criatividade, auxilia no desenvolvimento de habilidades para a resolução de demandas complexas, além de melhorar o desempenho escolar”, destaca a gestora do Núcleo Pedagógico da Abadeus, Kátia Matos.

Desenvolvendo habilidades

A pequena Diana Sartor da Silva, oito anos, estava radiante fazendo sua inscrição para participar das aulas. “Acho muito legal. Quero aprender a fazer robôs e fazê-los andar”, disse ela que estava acompanhada da mãe, Mariana. “Trouxe ela aqui, porque é bom estimular desde pequena o desenvolvimento. Isso vai agregar sempre coisas boas  no futuro”, aposta a mãe.

Em sala de aula a atenção é total, pois sempre há uma temática específica. O professor Gabriel  Alves André, explica que a ideia é de que os alunos coloquem a “mão na massa”. “Queremos mudar essa forma de educação, não somente deles ficarem sentados recebendo a informação, mas sim, que eles trabalhem e aprendam. Estimulando a criatividade, o trabalho em equipe, o raciocínio lógico, a noção espacial, entre outras coisas”, destaca.

E isto realmente acontece, trabalhando em dupla, com as apostilas e as peças nas mãos, Marco Antônio Machado Pacheco, 12 anos e Davi Nascimento dos Santos, nove anos, aos poucos davam vida a um robô. “Eu gosto de montar”, disse Marco Antônio. Já Davi, considera mais interessante programar. “Fazer os movimentos dos robôs e a função deles, só que as vezes não é muito fácil”, considera o garoto.

“É uma oportunidade muito boa deles terem conhecimento das aulas de tecnologia e o principal, fazendo de uma forma divertida. Todos acabam aprendendo e contextualizando as coisas das nossas indústrias e do que existe hoje em dia no mundo. Trata-se de um excelente pontapé para a carreira profissional”, aposta o professor Mateus Marcos Felisbino.

Inscrições

Os interessados em participar devem entrar em contato com a organização pelo telefone (048) 3462 2080.

Vídeo:

Você também pode gostar