Notícias de Criciúma e Região

Crianças e adolescentes do CRAS aprendem sobre compostagem e descarte de resíduos em empresa de Criciúma

Usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) visitaram a Imbralit

 

Como classificar cada tipo e a forma correta de descartar cada um deles, as diferenças das cores das lixeiras na separação do que é e não é reciclável e o funcionamento de uma composteira foram os assuntos do dia diferente na rotina de 80 crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do CRAS Grande Próspera. Em visita à sede da Imbralit, fabricante de telhas de fibrocimento vizinha à instituição, duas turmas foram envolvidas em atividades de aprendizado lúdico pela equipe de Qualidade e Meio Ambiente da empresa.

O encontro com os meninos e meninas de seis a 17 anos consolida uma ação afirmativa da Imbralit no comprometimento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), dos quais a empresa é signatária. “O envolvimento com a comunidade torna esse propósito ainda mais forte, especialmente quando se trata de compartilhar conhecimentos sobre sustentabilidade com as novas gerações, mostrando nossas ações. A conscientização dos jovens sobre práticas ambientais corretas faz com que desde cedo eles desenvolvam uma consciência sobre o tema e leve para dentro de casa, desenvolvendo novos hábitos”, destaca o Analista de Qualidade e Meio Ambiente da Imbralit, Felipe Darós Tomazi.

O conhecimento técnico ajuda as crianças a entenderem o que também é desenvolvido dentro do próprio Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), onde as crianças e adolescentes participam das atividades do SCFV, comenta a orientadora social do serviço, desenvolvido pela AFASC, Eduarda Cardoso Varmeling. “Temos uma composteira lá e todo resíduo de alimentos da cozinha nós encaminhamos para ela. E a terra dessa compostagem nós usamos na nossa horta. Com a atividade de hoje, as crianças compreendem melhor como acontecem os processos”, pontua. “Ano passado já ganhamos o concurso de hortas feito entre os CRAS do município e queremos conquistá-lo de novo”, conta.

Você também pode gostar