Criança fica ferida após reboco do teto de creche despencar em Araranguá
Menina de dois anos foi encaminhada para a UPA do município e levou um ponto na testa
Parte do reboco do teto de um Centro de Educação Infantil (CEI) desabou e atingiu uma criança no final da tarde dessa quarta-feira, dia 30, em Araranguá. A menina sofreu um ferimento na cabeça e precisou ser encaminhado ao hospital. O caso aconteceu por volta das 16h30min, na Escola de Ensino Infantil Professora Bernadete Costa Nolla, localizada no bairro Aeroporto.
Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.
No momento do acidente haviam oito crianças na sala de aula. Elysa foi a única que ficou ferida. Ela foi encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Araranguá e precisou levar um ponto na testa, devido ao ferimento. “É muita irresponsabilidade da administração da escola permitir que nossos filhos frequentem a creche com tamanha falta de cuidados com a infraestrutura. Em nenhum momento nós pais fomos informados que a estrutura estava com tanta carência de cuidados”, relata Édipo Merêncio, pai da menina ferida.
De acordo com a secretária de Educação de Araranguá, Mariluce Rodrigues, a administração municipal estava ciente que havia o problema de infiltração, mas que não sabia do risco do desabamento. “Aquela creche foi construída em 2009 e nunca recebeu manutenção. Em 2021 começamos a fazer manutenções nas escolas do município, mas iniciamos pelas mais urgentes. Não imaginávamos que aquela creche estava oferecendo algum risco”, explica.
Ainda conforme a secretária, a parte que desabou não atingiu diretamente a criança. “O reboco caiu primeiro no chão e depois atingiu a menina. Foi o que deduzimos, pois a parte que caiu não atingiu diretamente nenhuma criança”, ressalta.
A escola está fechada nesta quinta-feira, dia 31, e passa por uma vistoria com técnicos da prefeitura e Defesa Civil. O local permanecerá sem aulas até a confirmação que não há riscos de um novo desabamento. A prefeitura do município emitirá um comunicado aos pais e responsáveis sobre o retorno das atividades.
VÍdeo: Édipo Merêncio