“Cratera” se abre entre terreno e casa em Criciúma
Defesa Civil está acompanhando o caso há aproximadamente 15 dias e suspeita que o buraco seja de uma galeria de mina antiga
Um buraco gigante, de aproximadamente 1,5 metros de profundidade, abriu em um terreno no bairro Vila Manaus, em Criciúma. A cavidade começou a aparecer há aproximadamente 15 dias e vinha sendo acompanhada pela Defesa Civil do município.
Parte do buraco fica embaixo da casa e parte no terreno. De acordo com o diretor da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Criciúma (Compdec), Fred Gomes, a estrutura da casa não foi danificada.
Na manhã desta quarta-feira, dia 21, uma equipe da Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (Satc) esteve no local avaliando a cavidade. “Como naquele local não constava nos mapas de mina como uma área que havia sido minerada, acionamos os profissionais da Satc. Foi realizado uma visita técnica e a Satc constatou que a percepção e patologias levam a entender que seja relacionado a uma galeria muito antiga, possivelmente dos anos 1920 e 1940”, explicou Gomes.
Nesta quarta-feira, dia 21, a equipe da Defesa Civil de Criciúma está trabalhando no local para o fechamento da cavidade. De acordo com Gomes, o buraco será preenchido com terra e acompanhado pelos próximos dias pelo órgão.