Notícias de Criciúma e Região

Covid: veja os novos critérios para isolamento e quarentena em SC

As orientações foram divulgadas pela Dive, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde

A Secretaria da Saúde (SES) de Santa Catarina por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC) divulgou ontem, 2, os fluxogramas para definição de isolamento e quarentena da Covid-19 com novas orientações de isolamento para casos confirmados conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde (MS).

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

Conforme as novas orientações, os pacientes com Síndrome Gripal (SG) leve a moderada ou assintomáticos devem permanecer afastados das atividades presenciais pelo período de dez dias completos após o início dos sintomas, podendo retornar após esse período, desde que não apresentem sintomas respiratórios e febre, há pelo menos 24 horas e sem o uso de medicamentos antitérmicos.

Para aqueles que estiverem assintomáticos e realizarem testagem (RT-qPCR ou teste rápido de antígeno) para Covid-19 após o 5º dia, com resultado negativo e, desde que não apresentam sintomas respiratórios e estejam fazendo uso de medicamento há, pelo menos 24 horas, poderão sair do isolamento após o 5° dia. E, àqueles que não realizarem testagem e estiverem sem sintomas gripais, sem febre há pelo menos 24 horas, poderão sair do isolamento após o 7° dia.

Aos  que não realizaram a testagem em período oportuno (após o 7º) ou tiveram diagnóstico positivo para Covid-19 a qualquer tempo, deverão manter isolamento pelo período de 7 dias, sendo liberados somente após esse período apenas se estiverem sem febre e sem sintomas respiratórios há pelo menos 24 horas.

E finaliza: para todos os casos em que o isolamento for encerrado no 5º ou no 7º dia, as pessoas devem manter as medidas adicionais de precaução até o 10º dia, como manter o uso de máscaras, higienizar as mãos, evitar contato com pessoas imunocomprometidas ou que possuam fatores de risco para agravamento da Covid-19. O isolamento é a separação das pessoas infectadas dos não infectados durante o período de transmissão da doença, compreendido entre dois dias antes do início dos sintomas e 10 dias após.

O documento pode ser acessado aqui: https://www.dive.sc.gov.br/phocadownload/doencas-agravos/COVID%2019/fluxogramas%20n2.pdf

Você também pode gostar