Notícias de Criciúma e Região

Covid: maiores de 40 anos já podem tomar a 2ª dose de reforço em Criciúma

Imunizantes estão disponíveis em todas as unidades de saúde

Criciúma, iniciou no último sábado, 25, durante a Campanha Vacina Criciúma, a aplicação da segunda dose de reforço contra a Covid-19. Os imunizantes estão disponíveis em todas as unidades de saúde, de segunda a sexta-feira.

📲 Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

A segunda dose de reforço deve ser aplicada com um intervalo de quatro meses após a primeira dose de reforço. As vacinas utilizadas podem ser Astrazeneca, Janssen ou Pfizer. De acordo com o Ministério da Saúde, estudos mostram que a aplicação de mais uma dose de reforço aumenta em mais de cinco vezes a imunidade uma semana após a aplicação.

Gestantes ou puérperas com 40 anos ou mais, que receberam anteriormente as vacinas Coronovac, Pfizer, AstraZeneca ou Janssen, estão aptas a receberem um segundo reforço preferencialmente com a vacina Pfizer, se não estiver disponível, poderá ser utilizada a Coronavac.

Janssen

Todas as pessoas que receberam como esquema primário Janssen (Dose Única), entre 18 e 39 anos, estão orientados a receber um segundo reforço e, todos os indivíduos de 40 anos e mais estão orientados a receber um terceiro reforço. O intervalo mínimo para a aplicação do segundo reforço será de quatro meses a partir do primeiro reforço e de quatro meses a partir do segundo reforço. As vacinas a serem utilizadas para as doses de reforços podem ser da Astrazeneca, Janssen ou Pfizer.

Foto: Myke Sena/MS

Imunização contra a gripe

A campanha de vacinação contra a gripe em Santa Catarina já terminou, mas os municípios que tiverem vacinas disponíveis em estoque podem continuar aplicando as doses em todas as pessoas com idade acima de seis meses. Em Criciúma, a vacina contra a gripe, bem como todas as demais vacinas de rotina, estão disponíveis nas Unidades de Saúde.

A gerente de imunização da Dive/SC, Arieli Schiessl Fialho, explica que é de extrema importância que as pessoas mais suscetíveis se imunizem. “O objetivo da vacinação é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza”, ressalta a gerente.

Em Santa Catarina, a cobertura vacinal entre os grupos prioritários está em 56,9%. A meta estabelecida pelo Ministério de Saúde (MS) é de vacinar, pelo menos, 90% dessa população.

Carteirinha de vacinação

Antes de se direcionar até um posto de vacinação, informe-se com a secretaria de saúde do seu município se ainda há doses disponíveis e sobre locais e horários de vacinação. Além da vacina contra a influenza, é importante aproveitar a ida até o posto de saúde para atualizar a carteirinha de vacinação, sejam com as doses de campanha, como com as doses do calendário de rotina.

A Dive/SC orienta que é possível a aplicação simultânea das doses contra a gripe e a Covid-19 em toda a população acima de 12 anos, desde que a pessoa não possua sintomas gripais ou não tenha contraído Covid-19 nos últimos 30 dias. Em caso de sintomas, é necessário aguardar que o organismo se recupere completamente para a administração das vacinas.

Mais de 4 mil doses aplicadas na campanha de vacinação em Criciúma

 

Você também pode gostar