Covid- 19: relatos de vida e histórias de superação de idosos integram livro utilizado por pacientes do Hospital São José

Os relatos de vida e as histórias de superação, encorajamento e amor que fazem parte do livro especial “A Sabedoria Fala” escrito por 21 idosos do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, do Bairro Renascer, em Criciúma, estão auxiliando no trabalho de recuperação dos pacientes internados no Hospital São José com suspeita ou confirmação da Covid-19.

O livro com histórias, desenhos e fotografias foi entregue em junho, na instituição, e, esta semana, uma equipe do Hospital São José visitou os idosos participantes do projeto para agradecer pela participação na iniciativa.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

“Recebemos o livro, lemos as histórias em conjunto e estudamos a melhor forma de trabalhá-lo com os nossos pacientes. Os pacientes com Covid ou suspeita, recebem o livro, podem ler ou folhear e depois retornamos para uma conversa, para conversar o que mais chamou atenção. Nossos pacientes se sentem acolhidos pelas histórias do livro e isso faz uma grande diferença no tratamento”, explica a psicóloga e residente em Saúde Coletiva, Luiza Borges Rodrigues, que participa do projeto com a psicóloga e residente em Atenção Básica e Saúde da Família, Marcela de Jesus Motta.

A proposta do Cras foi possibilitar que os alunos olhassem para a vida deles e colocassem no papel suas superações e histórias de vida. “Quando iniciamos a proposta, não sabíamos como ela iria terminar. E hoje, vendo o quanto ela pode ser utilizada e fez a diferença na vida das pessoas, somente um sentimento pode definir, o de gratidão”, explica a psicóloga do Cras do bairro Renascer, Luane Barth da Silva Wanderlind.

Segundo a assistente social do HSJosé, Irmã Iralda Cassol Pereira, esta foi uma linda forma de demonstrar carinho e amor aos pacientes. “Quando desenvolvemos algum projeto, não sabemos a dimensão que ele irá tomar e quando vemos resultados como este, ficamos emocionados. Em nome do hospital, só temos a agradecer a todos os idosos e a equipe do CRAS que acredita que é possível construir um mundo mais fraterno, humano e solidário”, garante Irmã Iralda.

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.