Notícias de Criciúma e Região

Covid-19: profissionais da saúde se unem em oração

Iniciativa coordenada pelo Cosems/SC teve como objetivo orar e parar para pensar em todos aqueles que foram vítimas da doença

Em um ato emocionante que uniu fé, amor e esperança, os profissionais da saúde dos 295 municípios do Estado, se uniram nesta sexta-feira, dia 19, para fazer uma oração e reflexão em meio à pandemia. A iniciativa coordenada pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (Cosems/SC), teve como objetivo orar e parar para pensar em todos aqueles que foram vítimas da Covid-19, os que estão passando por esse momento difícil nesse momento e também por todos os familiares.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Em Cocal do Sul, o ato foi organizado pela coordenadora da Atenção Primária à Saúde (ESF), Glícia Pagnan. Os profissionais realizaram um círculo em frente às seis unidades de saúde do município, respeitando o distanciamento social. “Além de reflexão e oração, o momento de hoje trouxe uma emoção muito grande entre os profissionais que participaram, pois faz a gente sentir o quanto é importante cada um cuidar da sua saúde”, ressalta. Ela acrescenta que o momento também foi importante para fazer com que cada um pudesse se colocar no lugar das pessoas que perderam seus familiares para essa doença que está levando tantas vidas.

Um minuto de silêncio em Urussanga

Os servidores da Secretaria Municipal de Saúde e profissionais de saúde do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) de Urussanga, colocaram um laço preto no jaleco e fizeram um minuto de silêncio.  A ação ocorreu simultaneamente às 11h em todas as unidades de saúde do município.

Profissionais de Forquilhinha

No município de Forquilhinha, os servidores públicos se concentraram na Prefeitura e no Centro de Triagem da Covid-19. “O momento foi de reflexão e oração, pelas vítimas, familiares e aos profissionais que participam ativamente no combate à pandemia. Ontem perdemos uma colega que trabalhava no Samu, aproveitamos esse ato para rezar e pedir pelas pessoas que perderam seus entes queridos para a doença. Vamos continuar nos cuidando e de quem a gente ama”, afirmou a secretária interina de saúde, Carmen Somara.

Servidores de Nova Veneza

Já a Secretaria de Saúde de Nova Veneza organizou o ato em frente ao Hospital São Marcos. “Precisamos demonstrar esse reconhecimento e valorizar todos os profissionais de saúde, que vem fazendo um trabalho brilhante e incansável no enfrentamento da pandemia. E também prestar toda nossa solidariedade às famílias das vítimas dessa doença”, disse na oportunidade, o secretário de Saúde, César Pasetto.

Ato de apoio em Treviso

Na cidade de Treviso, a ação também foi promovida para conscientizar a população sobre a necessidade de seguir os protocolos de saúde, como o uso de máscara, álcool em gel e o distanciamento social. Os profissionais da saúde usaram roupas pretas, exibiram cartazes e acionaram as sirenes da ambulância. Durante o ato, foi realizado um minuto de silêncio e uma oração em frente à Policlínica Central. A Secretaria teve apoio da Paróquia Santo Alexandre, que tocou o sino da igreja, Polícia Militar e Secretaria de Educação. Na escola Professora Maria Brogni, a ação mobilizou os alunos, professores e colaboradores da unidade.

 

Você também pode gostar